FacebookRSS feed

Agrotec

CNA exige ajuda do MA face a intempéries recentes

A Confederação Nacional de Agricultores (CNA) está solidária com as agricultoras e os agricultores afectados pelo mau tempo que assolou o País e exige ajuda urgente ao Ministério da Agricultura.

"Estima-se que sejam milhares os hectares afectados e que vão levar a elevados prejuízos em culturas como o milho ou hortícolas, em muitas zonas do País com destaque para o Baixo Mondego", refere a CNA em comunicado.

Perante esta situação, "exige-se ao Ministério da Agricultura o rápido levantamento dos prejuízos junto dos agricultores, a simplificação dos processos administrativos e que a indemnização seja real e rapidamente paga aos produtores. Não se admite que aconteça o mesmo que noutras situações em que muitos produtores nunca receberam as indemnizações devidas.", reitera a CNA.

Não obstante estas medidas imediatas, afirma  a CNA que "a crescente frequência de fenómenos extremos exige soluções de médio e longo prazo para a estabilidade produtiva e financeira dos produtores". 

De acordo com a Confederação Nacional de Agricultores, a falta de liquidez financeira das explorações agrícolas afectadas levará à falência e ao abandono da actividade, condicionando a produção nacional.