FacebookRSS feed

Agrotec

França: clima hostil e agressivo nas negociações entre a Indústria e a Distribuição

carrefourA indústria alimentar francesa defende que as negociações comerciais que mantiveram com a distribuição e que agora finalizaram, resultaram num acordo desequilibrado, abusivo e onde prevaleceu, novamente, a lei do mais forte. Para a indústria francesa, os grandes vencedores desta negociação foram as 7 grandes cadeias de distribuição e os grandes perdedores foram a indústria e os produtores.

A associação francesa de indústrias agrárias recolheu alguns testemunhos dos participantes nas negociações com a Distribuição, que reclamam uma extrema violência por parte destas. “Um clima de negociação hostil e agressivo”, “muita tensão da Distribuição sobre a rentabilidade”, “uma pressão muito forte sobre os preços” e “exigências desmesuradas e distantes da realidade económica” são algumas das críticas.

Segundo a Associação de Indústrias, os abusos mais graves e desmesurados dos anos anteriores, voltaram-se a verificar em 2014, pelo que não se notaram esforços realizados pela administração francesa para tentar conseguir uma relação mais equilibrada na cadeia alimentar. A Associação destaca, entre os abusos praticados pela distribuição, o desrespeito das condições de venda, o pedido de compensação de margens, o alinhamento de preços do produto com os da concorrência e a ausência de compromissos nos contratos.

Ler aqui.