FacebookRSS feed

Agrotec

“Citrus D’Ouro 2017” foi um sucesso para o setor da citricultura

Decorreu a 6 de maio, o seminário “CITRUS D’OURO 2017 - Uma oportunidade para a Região”, «com grande sucesso, tendo ultrapassado, em larga medida, o número de participantes expectável».

citrus

O evento, organizado pela APROVAL contou com oradores como Nazaré Pereira, Diretor do Departamento de Agronomia da UTAD, Maria Adelaide Inácio, Diretora de Serviços de Investimento - PDR2020 (DRAPN), Augusto Assunção – Divisão de Apoio ao Setor Agroalimentar (DRAPN), João Saramago – Administrador da Quinta do Miradouro – Produtor de dimensão de Limão, Isabel Santana, em representação da CONFAGRI e o Celso Monteiro em representação da DOLMEN.

Dos representantes dos municípios marcou presença José Lima, Vereador dos Assuntos Económicos – Câmara Municipal de Baião e Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

«Foi um seminário produtivo, com direito a um debate intenso, tendo sido esclarecidas aos participantes as questões colocadas e as dificuldades sentidas, por parte de alguns produtores agrícolas. O Seminário Citrus D'Ouro 2017 veio comprovar de forma positiva o crescimento no interesse do setor dos citrinos na região norte bem como na necessidade de organização da fileira dado o potencial da cultura do Limão, tal como demonstrado por João Saramago na sua exposição», salientam os organizadores.

No final, houve intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, Vereador da Câmara Municipal de Baião, José Lima e o Presidente Executivo da APROVAL, Filipe Massa Babo.

«Tendo sido este moderador do último painel, aproveitou para esclarecer o âmbito e os principais objetivos da APROVAL, desafiou, no final do debate, os representantes do Estado Português a esclarecer, na medida do possível, todas as preocupações levantadas por parte dos produtores deste setor primário», avança a organização.

O edil de Marco de Canaveses partilhou «as mesmas preocupações dos produtores e desta associação, manifestou, também, ter conversado e insistido junto de outras entidades que o caminho do sucesso do setor primário passa pelas organizações e agrupamentos de produtores, juntando as produções de todos os municípios da sub-região Tâmega e Sousa, partilhando da mesma visão da APROVAL».