FacebookRSS feed

Agrotec

Chuva «anormal» pode pôr «em causa» produção de cereais no Alentejo

A chuva «anormal» das últimas semanas poderá pôr «em causa» a produção de cereais e atrasou culturas de Primavera/Verão no Alentejo, apesar de «benéfica» para criar pastagens e repor níveis das albufeiras, segundo dirigentes agrícolas.

«Não me lembro de um Março tão chuvoso». A chuva que caiu foi «anormal» e vai ter «reflexos negativos» na agricultura alentejana, disse à agência Lusa o presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, Castro e Brito.

No caso dos cereais, cultura de Outono/Inverno e de sequeiro, a campanha 2012/2013 «não vai correr bem e poderá estar em causa», afirmou, admitindo «perdas parciais ou totais» de produções.

«Tanta água deixou os solos encharcados», o que, no caso dos cereais, está a provocar a «asfixia radicular das plantas», ou seja, as raízes estão inundadas e com dificuldades em respirar, uma situação que «prejudica» o desenvolvimento dos cereais, explicou.

«Já tinha chovido muito e esta água é claramente a mais» e vai «prejudicar os cereais semeados», frisou Manuel Silveira, da Associação de Jovens Agricultores do Distrito de Évora, em declarações à Lusa.

Por outro lado, devido ao encharcamento dos solos, para já, é «impossível» trabalhar os campos, o que está a provocar «um grande atraso nas culturas de Primavera/Verão», como girassol, tomate, milho, melão e melancia, e, se a chuva persistir, «não haverá possibilidades de fazer algumas», referiu Castro e Brito.

As culturas de Primavera/Verão «estão a ser prejudicadas», porque já deviam estar semeadas nesta altura, mas a chuva «atrasou tudo», disse Manuel Silveira, numa opinião partilhada pelo presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), António Bonito.

«Quando deixar de chover e de repente a temperatura começar a subir, a conjugação de muita humidade e calor vai criar condições para o desenvolvimento de fungos e doenças em algumas culturas», como cereais e olivais, alertou Castro e Brito.

Apesar dos «reflexos negativos», a chuva das últimas semanas tem sido «benéfica» para a agricultura alentejana, frisou à Lusa António Bonito, lembrando a «grave» seca que assolou o Alentejo no ano passado.

«Esta chuva é benéfica e fazia-nos muita falta para repor lençóis freáticos, níveis de água nas albufeiras e permitir rega das culturas de Primavera/Verão e das permanentes», como vinhas e olivais, sublinhou António Bonito.

Por outro lado, realçou Castro e Brito, a chuva também tem sido «positiva» para os criadores de gado, já que permitiu criar «pastagens em abundância» para alimentar os animais, mas «há algumas que estão encharcadas e o gado tem dificuldade em se alimentar».

A chuva «anormal» das últimas semanas está a criar «constrangimentos» à agricultura, mas, em comparação com os provocados pela seca do ano passado, os prejuízos são «francamente inferiores», considerou António Bonito.

Fonte: Lusa (via Confagri)