FacebookRSS feed

Agrotec

China irá aumentar importação de carne bovina

chinadailyA China tornou-se num grande importador de carne bovina em 2013 e parece que as necessidades de importação de carne estão a crescer, dado que a produção doméstica de bovino tem vindo a decrescer, como consequência da falta de apoio do governo, da baixa produtividade neste segmento.

Segundo o Rabobank, o deficit estrutural da oferta vai obrigar a um aumento das importações de carne, que pdoerão aumentar anualmente entre 15 e 20% nos próximos 5 anos.

O governo chinês deverá decidir sobre quais os produtos onde quer manter ou conseguir a autossuficiência. O setor dos bovinos não parece que seja um setor estratégico e o apoio será, eventualmente, bastante mais reduzido do que em outros setores agrícolas.

O Rabobank espera que apenas se produza um crescimento marginal da produção de carne de bovino em 2014 e 2015. Irá ser produzida uma renovação de fêmeas através de apoios do governo, o que poderá gerar aumentos de produção entre 2016 e 2018.
A China mantém assim uma atitude mais positiva relativamente à abertura do seu mercado.

Recentemente, levantou a proibição de importação de carne fresca e congelada proveniente da Austrália. A China poderá abrir a sua frontera à carne brasileira nos próximos meses e, no final de 2014, poderá voltar a aceitar carne de bovino dos E.U.A.

Ler aqui.