Cheque Veterinário apresentado nos Açores

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) vai assinar dois protocolos referentes ao Cheque Veterinário com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

acores

A assinatura destes protocolos, que visam apoiar os animais abandonados e recolhidos pelas autarquias, bem como animais de famílias carenciadas, contará com a presença do Bastonário da OMV, Jorge Cid, bem como do Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, no dia 26 de julho, pelas 15h00 horas nos Paços do Concelho de Ponta Delgada e do Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Àlamo Menezes, no dia 27 de julho, pelas 10h00 horas nos Paços do Concelho de Angra de Heroísmo.

No ano passado, nos Açores, foram recolhidos nos Centros de Recolha Oficial (CRO) 5 339 animais, dos quais 2 992 foram adotados e 1 711 esterilizados.

Agora, a dois meses da entrada em vigor da Lei nº 27/2016, que vem proibir o abate de animais errantes como forma de controlo da população, a Ordem dos Médicos Veterinários, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo procuram dar resposta através da assinatura de protocolos que visam a implementação do Cheque Veterinário nos Açores.

Esta iniciativa foi lançada pela Ordem dos Médicos Veterinários com o objetivo de dotar os municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento desta diretiva, bem como promover uma aproximação aos médicos veterinários.

Desta forma, e com a assinatura destes protocolos, espera-se implementar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco nas duas principais ilhas dos Açores, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização.

Esta iniciativa da Ordem dos Médicos Veterinários conta já com a adesão de inúmeros outros municípios, nomeadamente da Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal do Fundão, Câmara Municipal de Ílhavo, Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Municípios de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo e Sátão, Câmara Municipal de Aveiro e Junta de Freguesia de Avanca.