FacebookRSS feed

Agrotec

Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão celebra 75 anos

A 2 de dezembro, o  Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão comemora 75 anos, numa comemoração onde marcará presença o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para encerramento da sessão e descerramento de placa comemorativa da efeméride.

O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão foi criado em 21 de Novembro de 1946 com a missão de responder aos constrangimentos e desafios que se colocavam à vitivinicultura da época. É um centro de referência pela atividade experimental que desenvolve e pelo conhecimento que transmite a toda fileira vitivinícola regional e nacional. Como exemplo do trabalho desenvolvido destacamos a seleção de castas regionais, como a Touriga Nacional que representa atualmente uma percentagem importante do encepamento da região do Dão, tendo sido adotada por outras regiões do Pais e do Mundo.

O CEVDão procura contribuir para a valorização dos sector, em articulação com a comunidade científica e a fileira do vinho do Dão, antecipando as respostas às dificuldades presentes e futuras que se colocam à vitivinicultura através de atividade experimental, nomeadamente a vulgarização e melhoramento de castas regionais e autóctones da região do Dão.

 O CEVDão é uma estrutura experimental da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, integrada na Rede de Inovação do Ministério da Agricultura.

 O evento irá ser transmitido na página facebook da DRAPCentro.