FacebookRSS feed

Agrotec

Central de Cervejas e Agri Marketplace unem-se para apoiar produtores nacionais

A Central de Cervejas e a Agri Marketplace estabeleceram uma parceria para potenciar a inovação na cadeia de valor e promover a agricultura nacional, através da promoção da criação de uma nova fileira de produção de cevada dística na zona de Alcácer do Sal.

Cevada

A iniciativa, que começou a ser projetada em 2019, resultou num projeto de cultivo de cevada dística pelos produtores de arroz da região do Vale do Sado, cuja produção será adquirida pela Central de Cervejas.

A parceria procura dar resposta ao problema de escassez de água verificado nos últimos anos na região do Vale do Sado e aos constrangimentos de acesso a água em 2020, isto devido a obras nos canais de rega. Estas obras vieram complicar a situação nacional da produção de arroz. 

"A criação desta nova fileira de cevada em Alcácer do Sal é também uma oportunidade para os produtores agrícolas desta região mitigarem efeitos da situação de crise dos últimos anos, através deste rendimento alternativo e, simultaneamente, uma diversificação agrícola a longo prazo, através da implementação de uma cultura de sequeiro. Também foi possível dinamizar outras entidades da região, como a APARROZ – Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado, através da sua prestação de serviços de beneficiação e armazenamento do cereal", é possível ler-se no comunicado de imprensa.

Para a Central de Cervejas, este surge enquanto novo exemplo do seu programa de sustentabilidade, que define compromissos ao longo de toda a cadeia de valor, privilegiando a aquisição de matérias-primas de fornecedores nacionais. O objetivo passa por reduzir a cevada importada.

O projeto está em curso "numa área total de 100 hectares de produção de cevada em Alcácer do Sal, distribuídos por três produtores agrícolas e com uma estimativa de produção anual total de 300 toneladas de cevada dística". A expectativa é que a iniciativa se possa repetir no próximo ano e expandir-se geograficamente.