FacebookRSS feed

Agrotec

CE prevê redução da produção de ovos na UE em 2014

ovosEm 2013, o número de ovos para consumo na União Europeia pode chegar aos 6.424 milhões de toneladas, o que supõe um aumento de 2,6 por cento.

No entanto, as previsões para 2014 não mantêm a tendência em alta. Estima-se que alcance os 6.390 milhões de toneladas, o que resultaria numa descida de 0,5 por cento, de acordo com os últimos dados apresentados pela Comissão Europeia apresentado pelo Comité de Gestão.

Em França, a produção em 2014 pode vir a descer cerca de 7,3 por cento, atingindo o valor mais baixo dos últimos quatro anos, sendo assim o único Estado-membro, dos considerados grandes produtores de ovos, com uma evolução negativa de tal magnitude. Na Alemanha, o segundo país produtor, também se espera uma descida, mas de 0,3 por cento.

Para o principal produtor da União Europeia (UE), a França, estima-se que a produção se mantenha estável, assim como na Itália e Reino Unidos, outros grandes produtores. Na Holanda e Portugal prevê-se um aumento da produção de um por cento.

As estimativas da produção total de ovos podem chegar aos 7.234 milhões de toneladas em 2013, o que demonstra uma descida de -0,5 por cento em 2014 as previsões apontam para um cenário mais ou menos estável, com mais 0,2 por cento, até os 7.251 milhões de toneladas. A situação de estabilidade em 2014 também aguarda-se que nos principais produtores, como a França, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido, passem por uma situação de estabilidade.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)