FacebookRSS feed

Agrotec

UE avança com novos Programas de Incentivo à Exportação de Produtos Agroalimentares

A Comissão Europeia aprovou 41 novos programas para promover produtos agrícolas na UE e em mercados de países terceiros, num total avaliado de 130 milhões de euros ao longo de 3 anos.

Phil Hogan, Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirma que "promover os produtos agroalimentares da UE nos mercados globais é uma resposta forte e ativa ao embargo russo. O aumento dos fundos para medidas de promoção vai continuar a contribuir para o sucesso do crescimento das exportações dos produtos agroalimentares de elevada qualidade europeus para o mercado mundial".

Os programas selecionados, de 18 Estados membro, cobrem várias categorias de produtos, tais como as frutas e legumes frescos, laticínios, produtos diferenciados (DOP, IGP...), produtos biológicos, azeite, carne, assim como combinações de diferentes categorias de produtos. Dezassete destes programas são direcionados para o mercado interno da UE e 24 apontam para países terceiros. Esta é uma alteração significativa em comparação com os programas anteriores, onde cerca de dois terços dos programas eram dirigidos para o mercado interno.

As exportações totais de produtos agroalimentares da UE para países terceiros aumentou 2% em valor no período agosto-dezembro 2014, comparativamente com o mesmo período de 2013.

Os países e regiões alvo destes programas são: Médio Oriente, América do Norte, Sudoeste Asiático, China, Japão, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália e Noruega.

Dos programas selecionados, apenas um tem origem portuguesa, com a organização da Comissão Vitícola da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Pode consultar a lista completa dos programas, clicando aqui.