FacebookRSS feed

Agrotec

Carmo Wood prevê faturação superior a 20 milhões em França na área de agricultura

A Carmo Wood, empresa portuguesa líder europeia no segmento de madeiras, alcança uma faturação na ordem dos 16 milhões de euros da sua empresa Carmo France na área de Agricultura em 2020, um crescimento de 30% face a 2019. Apesar dos desafios dos últimos anos, a Carmo France representa já 20% do negócio global que se prevê chegar aos 90 milhões de euros no final de 2021, um crescimento global de 35% face a 2020.

"Quando, na década de 80, resolvemos entrar no mercado francês, eramos apenas uma pequena empresa familiar com fortes ambições e know-how. França tinha um potencial gigante para a Carmo Wood no segmento agrícola já que os produtos que desenvolvíamos não existiam, à data, nesse país. O sucesso da nossa estratégia é, na verdade, uma história de empreendedorismo nacional já que, não obstante os enormes desafios, somos há largos anos líderes de mercado em França no segmento de estruturas para suporte agrícola em madeira”, refere Jorge Milne e Carmo, Presidente Carmo Wood.

Recorde-se que a Carmo Wood fornece, há mais de 40 anos, os postes de madeira tratada que sustentam as vinhas de marcas tão reputadas como a Moët et Chandon, a Conhac Hennessy, a Richard, a Chateau Latife Rothchild ou a Chateau Petrus, entre muitas outras. O sucesso da Carmo neste segmento foi tão relevante que o que antes se chamava “Piquets” passou mesmo a ser chamado de “un Carmo”.

Uma história de pioneirismo e empreendedorismo nacional

Na década de 80, era a Carmo Wood uma startup com a unidade criada de raiz em Pegões, a então denominada A. Milne Carmo, SA, quando os seus dois gerentes, Alfredo Milne e Carmo e Jorge Milne e Carmo, pai e filho, decidiram aventurar-se por terras francófonas em busca de mercado que então escasseava em Portugal.

Os estudos de mercado e conhecimento próprio dos mercados vitícolas franceses da época indicavam que o desenvolvimento da plantação de vinha evoluiria para estruturas mais resistentes e duradoras, pois assim o exigiam as recentes máquinas de vindimar que substituíam a todo o vapor a escassa mão-de-obra.

Os dois gerentes rumaram à feira do momento, a primeira edição do SITEVI, em Montpellier, onde visitantes de todo o mundo vitivinícola apareceram admirados pela novidade de um poste em pinheiro tratado em profundidade com produtos preservadores para durar 40 anos, usando técnicas que eram ainda desconhecidas neste mercado. Note-se que a Carmo Wood era a única empresa portuguesa expositora neste certame. Os primeiros 4 anos foram os próprios empresários que montaram o stand com design dos próprios.

Desde logo, a empresa conseguiu acordos para experimentação por parte de agricultores tidos como mais inovadores. Assim se dava início ao sucesso sustentado da pioneira Carmo Wood em França.

Fruto do seu crescimento contínuo, a Carmo Wood acabou mesmo por abrir uma empresa para gerir o negócio localmente, a Carmo France situada em Bordeaux.

A Carmo Wood cobre todos os mercados de estruturas vitícolas e arborícolas em todos os sectores franceses com posições maioritárias contra concorrentes alemães, franceses, espanhóis, etc… (Bordéus, Borgonha, Cognac, Champagne, Alsácia e todos os demais). Na arboricultura, o “Midi” Toulouse Montandon, Bouches-du-Rhône e a zona de Nantes entre outras de menor dimensão. Mercados que não existiam antes e que foram criados pela empresa portuguesa Carmo Wood que mais tarde foram seguidos por concorrentes franceses, alemães e espanhóis sendo que a Carmo Wood foi sempre a referência.

Hoje, os postes de madeira Carmo Wood sustentam as vinhas de algumas das mais importantes marcas internacionais, sendo que a empresa opera ainda nos mercados de fruticultura, de arboricultura e de ganadaria, todos em franca expansão.

Com sede em Portugal, Lisboa, a Carmo Wood dispõe de quatro unidades fabris, todas localizadas em território nacional – Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades – que produzem para os mais de 40 países onde opera.