FacebookRSS feed

Agrotec

Monitorização e avaliação da eficácia da captura em massa da Mosca do Mediterrâneo em pomares de pessegueiro na região da Beira Interior

Os frutos secos apresentam um elevado valor nutricional e múltiplos benefícios para a saúde humana, o que justifica o aumento da procura, particularmente evidente no caso da amêndoa.

A amendoeira (Prunus dulcis Mill.) pode ser propagada por sementes, enxertia ou micropropagação. A enxertia permite que uma planta apresente características de dois genótipos diferentes e é muito usada para aumentar a produção, permitindo maior resistência a stresses bióticos e abióticos, alteração do vigor da planta e melhoramento da qualidade dos frutos (Wang et al., 2016). Na instalação dos pomares a seleção de variedades e porta-enxertos com adaptação adequada às condições edafo-climáticas do local é fundamental para garantir a viabilidade económica da cultura. Atualmente, os produtores procuram variedades autoférteis e de floração tardia, com o objetivo de evitar geadas durante o período crítico de desenvolvimento da planta. Relativamente ao porta-enxerto, a sua seleção também é importante, uma vez que este influencia o desempenho agronómico da variedade e irá definir o porte e vigor da planta e conferir características de adaptabilidade ao tipo de solo e resiliência perante alguns stresses bióticos e abióticos.

mosca

BIBLIOGRAFIA

Aguiar C., Pereira J.A, Arrobas M., Almeida A., Bento A., Cortés I.L., Rodrigues N., Rodrigues M.Â., Ribeiro A.C., Santos S.A.P., Gouveia M.E., Coelho V. & Moura L. 2017. Amendoeira: Estado de Produção. Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Ccedil iğdem, I., Filiz, A. A., Suuml reyya, N., Engin, T., & Davut, B. 2008. In vitro micropropagation of almond (Amygdalus communis L. cv. Nonpareil). African Journal of Biotechnology, 7(12), 1881–1885.

Murashige, T., Skoog, F. 1962. A revised medium for rapid growth and bioassays with tobacco tissue cultures. Physiologia Plantarum, 15, 473-497.

Queirós F. & Sousa R.M. 2017. Características dos frutos de algumas variedades de amendoeira. Vida Rural, 38-41.

Queirós F. 2020. Manual de Boas Práticas de Fruticultura: Amendoeira. Frutas Legumes e Flores em colaboração com INIAV, I. P. (Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade) e COTR, 5º Fascículo.

Wang, J., Jiang, L., & Wu, R. 2017. Plant grafting: how genetic exchange promotes vascular reconnection. New Phytologist, 214(1), 56–65.