FacebookRSS feed

Agrotec

CAP: “Opacidade da próxima PAC preocupa agricultores portugueses”

Negociações concluídas da Política Agrícola Comum, sem o acompanhamento técnico do setor e com desconhecimento sobre o conteúdo do Acordo, anunciado para o período 2023/27, suscitam reservas à Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

PAC

A CAP avança que se manifestou publicamente disponível para ajudar o Governo português a concluir com sucesso um acordo sobre a Política Agrícola Comum, para o período 2023/2027, porém a CAP e setor não foram envolvidos no processo.

Assim sendo, a CAP sublinha que, “isto significa o Governo português, em particular o ministério da Agricultura, é exclusivamente responsável pelo impacto da próxima PAC na agricultura portuguesa”.

Eduardo Oliveira, presidente da CAP, frisa que “um bom acordo não é um acordo a qualquer preço, tem de haver consenso entre os co-decisores da UE, para que a PAC continue consistente e eficaz nos seus objetivos”, e apela “à divulgação tão rápida quanto possível da versão final do documento que resultou de uma demorada negociação. Precisamos de avaliar tecnicamente o documento e compreender de que modo é que a agricultura portuguesa foi beneficiada com este acordo”.

Fonte: vozdaplanicie.pt