FacebookRSS feed

Agrotec

CAP denuncia cenário "desolador" relativamente ao PEPAC

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reuniu ontem o Conselho Consultivo da Região de Trás-os-Montes e efetuou com os dirigentes associativos transmontanos uma análise do PEPAC (Plano Estratégico da PAC), apresentado recentemente em Bruxelas por parte do Governo.

Para a Confederação, o PEPAC não é mais do que “o somatório de documentos repescados do passado e sem qualquer novidade estratégica”. De acordo como Luís Mira, Secretário-Geral da Confederação, o cenário nesta matéria é “desolador e não corresponde às necessidades da agricultura portuguesa, até porque os agricultores não foram devidamente auscultados relativamente a esta questão”.

O encontro realizado no Auditório da Casa da Cultura, contou com o acolhimento por parte do Presidente da Câmara Municipal de Vimioso, que classificou o setor agrícola como “determinante em período de pandemia” e como “absolutamente fundamental para o país”.

A CAP partilhou ainda com os dirigentes associativos de Trás-os-Montes, um programa de atividades para 2022 que procura retomar um conjunto de ações cujo desenvolvimento foi condicionado pela pandemia, assim como promover o conhecimento do setor agrícola por parte da população, particularmente pelos jovens.

Em 2022, a CAP deverá retomar iniciativas como “O Melhor de Portugal em Bruxelas”, a promoção de vinhos em mercados externos, neste caso, na Rússia, na Ucrânia, no Cazaquistão e em Israel, para além da promoção do azeite em Taiwan e no Japão.

Em conjunto com a sua congénere espanhola Asaja, a Confederação irá promover o Congresso Ibérico de Agricultura, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, para além do Farming Biodiversity Summit, em Salamanca.

No sentido de esclarecer a população mais jovem sobre a realidade da agricultura portuguesa atual, a CAP irá desenvolver ao longo do ano o projeto PAC4ALL, iniciativa financiada pela Comissão Europeia e comparticipada pela Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo como missão formar e informar a população portuguesa sobre os objetivos e vantagens da Política Agrícola Comum (PAC). Esta ação é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e respetivos professores, através de uma abordagem simples, didática e de fácil compreensão, focada nos objetivos da PAC mais relevantes para as crianças. Já perto do final do ano, em novembro, destaca-se a realização do Conselho de Presidentes da CAP, em Tomar, coincidindo com o aniversário da Confederação.

Esta série de Conselhos Consultivos Regionais conta com a presença do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, incluindo este ano a participação virtual de todo o Departamento Técnico da Confederação.

A ronda de encontros regionais iniciou-se no dia 10 de janeiro, em Elvas, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, prosseguiu no dia 13 de janeiro, com o Conselho Consultivo Regional do Baixo Alentejo e Algarve, em Mértola, continuou no dia 14 de janeiro, com o Conselho Consultivo do Oeste, no Sobral de Monte Agraço, prosseguiu no dia 17, no Conselho Consultivo do Ribatejo e, posteriormente, no dia 26, na Póvoa do Varzim, no Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho, e deverá concluir-se no dia 28, em Almeida, com o Conselho Consultivo do Centro.

Agenda dos Conselhos Consultivos Regionais:

  • 10 janeiro – Conselho Consultivo do Alto Alentejo – Elvas

  • 13 janeiro – Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve – Mértola

  • 14 janeiro – Conselho Consultivo do Oeste – Sobral de Monte Agraço

  • 17 janeiro – Conselho Consultivo do Ribatejo – Torres Novas

  • 26 janeiro – Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho – Póvoa do Varzim

  • 27 janeiro – Conselho Consultivo de Trás-os-Montes – Vimioso

  • 28 janeiro – Conselho Consultivo do Centro – Almeida

Temas Centrais dos Conselhos Consultivos Regionais:

  • Atividades e Serviços da CAP e das suas Organizações

  • PEPAC (Plano Estratégico da PAC)

  • PDR – Ponto de Situação

  • PAC – Alterações para 2022