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Campanha a favor da fruta feia aumenta em 24% visitas a hipermercado na França

frutafeia_4  A terceira maior cadeia de hipermercados de França, o Intermarché – também presente em Portugal – lançou uma campanha para reabilitar a fruta feia, ou com “defeito estético”. Segundo a campanha, mais de 300 toneladas de frutas e vegetais são desperdiçados na União Europeia anualmente devido ao seu aspeto imperfeito, e cabe ao consumidor mudar esta estatística.

Em 2014, por outro lado, celebra-se o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar, e o gigante do retalho alimentar pretende sensibilizar os consumidores para o facto de as frutas e vegetais feios serem tão ou mais saborosos que os outros.

A campanha inclui uma cenoura e uma clementina deformadas, uma “laranja horrorosa” e um “limão falhado”. “Sim, sabemos que não és perfeita. Mas ser perfeito é uma chatice”, explica uma voz, no anúncio televisivo, à clementina. A campanha foi desenvolvida pela Marcel Paris, uma das mais conceituadas e premiadas agências de publicidade francesas.

Em termos operacionais, o Intermarché colocou frutas e vegetais ditos feios em várias ilhas das lojas. Segundo a empresa, eles foram adquiridos a agricultores que, normalmente, os atirariam para o lixo. Os produtos receberam também a sua própria marca e listagem diferenciada na fatura.

Segundo a Marcel Paris, a campanha originou um aumento de 60% no tráfego da secção de frutas e vegetais do Intermarché – e um aumento de 24% nas visitas da loja.

Esta ação do Intermarché, ainda que resumida apenas a França, é significativa, indicando que o padrões de valorização do consumidor podem estar a mudar, originando aqui um novo nicho de mercado que até agora estava obsoleto. Veremos se a cadeia de hipermercados francesa alastra esta campanha aos outros países onde detém distribuição.

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