FacebookRSS feed

Agrotec

Campanha do arroz prossegue com dificuldades

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo a setembro, quanto ao arroz, prevê-se a manutenção na produtividade da campanha anterior, cerca de 5,4 toneladas por hectare, uma das mais baixas dos últimos 25 anos. 

Arroz

De facto, a evolução das searas continua heterogénea: observa-se um bom desenvolvimento vegetativo no Baixo Mondego, beneficiando das condições meteorológicas favoráveis (temperaturas amenas e ausência de fortes neblinas matinais); no Ribatejo e Oeste e Alentejo os povoamentos são irregulares, tendo-se registado problemas em assegurar o alagamento dos canteiros na Península de Setúbal.

Mais vasto (atingindo todas as regiões) é o problema da dificuldade no controle de infestantes (principalmente da milhã), situação recorrente e habitualmente atribuída às resistências adquiridas decorrentes do uso continuado dos mesmos herbicidas (por existência de poucas substâncias ativas homologadas para este fim e para esta cultura).

As previsões apontam para a manutenção da produtividade do milho (de regadio e de sequeiro) face à campanha anterior, mantendo-se a níveis muito próximos da média dos últimos cinco anos. O desenvolvimento vegetativo tem sido bom, estando já a ocorrer o processo de secagem natural do grão no campo.

Registo para a presença frequente de javalis nas searas em busca de alimento (especialmente em Entre Douro e Minho, na Lezíria do Tejo e no Baixo Sorraia), destruindo áreas consideráveis de milho.