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Agrotec

Bruxelas aprova 60 novos programas de promoção dos produtos agrícolas da UE

A Comissão Europeia aprovou esta semana 60 novos programas para promover os produtos agrícolas da União Europeia (UE) nos mercados comunitários e fora da UE, por um valor de 94 milhões de euros do orçamento.

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, declarou que felicita com satisfação estes novos programas, sobretudo no contexto das recentes dificuldades do mercado, «que são importantes para estabelecer novas oportunidades de mercado, em especial nos comunitários, promover produtos dentro e fora da UE».

Em formato de campanhas de promoção plurianuais, que destacam as vantagens dos produtos da UE.

Os 60 programas selecionados cobrem uma ampla gama de categorias de produtos, especialmente os afetados pelas recentes dificuldades de mercado, como os laticínios, carne e frutas e hortícolas frescas ou processadas.

Dos 60 programas, 24 apontam para o mercado interno e 36 têm como objetivo países e regiões como a China, Médio Oriente, América do Norte, Sudeste Asiático, Japão, Coreia do Sul, Rússia e Austrália.

Este manifesta o crescente interesse no contexto da reforma da política de promoção dos produtos agrícolas da UE em países terceiros.

Todos estes programas são de regimes «simples», organizados num Estado-membro, adicionados aos denominados programas “multi”, nos quais os organizadores de diferentes Estados-membros reúnem-se para criar planos conjuntos de promoção de forma a que o nível de apoio da UE possa ser maior.