FacebookRSS feed

Agrotec

Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental associadas à viticultura em debate

Conferências organizadas pela ViniPortugal e pela ADVID, nos dias 4 e 5 de Novembro, na Casa de Serralves, no Porto, e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Preservar o património genético da videira e valorizar as questões associadas à biodiversidade e à sustentabilidade são os temas centrais do debate organizado pela ViniPortugal e a ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense -, que pretende envolver produtores de vinho, o sector e o público em geral, nos dias 4 e 5 de Novembro, no Porto e em Lisboa.

Sob o mote “Biodiversidade em Viticultura: Sustentabilidade Ambiental, valor acrescentado para o Vinha e para o Vinho”, o seminário será realizado a partir das 14h, no dia 4 de Novembro, na Casa de Serralves, do Museu de Serralves, no Porto, e no dia 5 de Novembro, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com acesso livre. Antero Martins, Claire Villemant, Joel Rochard, Laura Torres e Ryan Opaz são alguns dos oradores deste seminário.

A Biodiversidade e os Serviços do Ecossistema têm conquistado uma importância crescente no sector vitivinícola, que se tem empenhado cada vez mais na preservação dos seus recursos naturais e da sua paisagem. Assumindo, neste âmbito, particular destaque a preservação do património genético da videira, pela sua importância em vários aspectos, nomeadamente o das alterações climáticas, e a valorização de paisagens vitícolas mais diversas.

A sustentabilidade ambiental tem constituído uma preocupação crescente na vitivinicultura tendo em vista a promoção de práticas ecológicas com importância reconhecida, tanto para a viticultura (limitação natural de pragas, prevenção de fenómenos de erosão, sequestro de carbono) como para a sociedade em geral (regulação dos ciclos hidrológicos, conservação de espécies emblemáticas e turismo).

A preservação do património genético deve ser um factor prioritário para o sector, dado que a utilização de castas portuguesas imprime ao vinho português um carácter único e diferenciador muito reconhecido e valorizado internacionalmente. Devendo ser também relevante promover o conhecimento do consumidor sobre essa diversidade.

Fonte:  ViniPortugal (via Agroportal)