FacebookRSS feed

Agrotec

Beja: olivicultores debatem desafios do setor

A 3 de outubro, pelas 9h30, terão lugar, em Beja, as IV Jornadas Olivum, que vão debater o “planeamento do olival” e a “bactéria Xylella Fastidiosa”.

olivicultura

O evento, que decorre na Nerbe/Aebal - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, conta com a participação da Olivum, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Portugal, e da Direção-Geral de Saúde da Produção Agrária, Espanha, e da Casa do Azeite.

Nesta conferência organizada pela Olivum, que representa cerca de 30 mil ha de olivais e 70% da produção nacional de azeitona para azeite, um dos destaques será a bactéria Xylella Fastidiosa, que já deixou a sua marca de destruição em Itália, França, e foi detetada recentemente em Espanha. Prevê-se que no futuro a bactéria chegue a Portugal.

O planeamento do olival, a melhor forma de plantar e cuidar das oliveiras, será motivo de discussão, com a presença da Universidade Politécnica de Madrid. Para além dos temas em discussão, as jornadas terminam com um debate sobre as perspetivas para a próxima década do setor.