FacebookRSS feed

Agrotec

Bayer anuncia novo “milho de baixa estatura”

Um “milho de baixa estatura” que vai «transformar a produção» do cereal mais importante do mundo, possibilitando um «novo sistema de produção que permita o uso de proteção de cultivos, bem como o potencial de otimizar o uso de recursos essenciais, como o nitrogénio, o solo e a água». Esta foi uma das grandes novidades anunciadas pela Bayer durante a conferência mundial realizada na passada sexta-feira, dia 12 de março.

Milho

«O milho de baixa estatura melhora a estabilidade, incluindo melhor resistência à quebra e tolerância de alojamento do caule, a fim de ajudar a reduzir a perda significativa da produção devido a condições ambientais desafiadoras e clima extremo, incluindo ventos fortes. O milho de baixa estatura é uma vitória para os agricultores, sustentabilidade e segurança alimentar», disse a empresa.

Oferecendo um pipeline de I&D, produtividade e valor

O compromisso da Bayer com os clientes e com o planeta foi demonstrado em 2020 pela amplitude de lançamentos de produtos de pipeline, incluindo 10 novas formulações de proteção de cultivos e três características de biotecnologia Na fase de lançamento. Isto inclui a soja 'Intacta 2 Xtend', que obteve todas as aprovações regulatórias e deverá ser lançada no Brasil até ao final deste ano. Este aperfeiçoamento do produto Intacta irá apoiar os agricultores em toda a América do Sul com vários modos de ação para o controlo de insetos.

Em 2022, o milho 'SmartStax PRO' deve ser lançado nos Estados Unidos. O 'SmartStax PRO' oferece três modos de ação para controlo de vermes, incluindo um novo modo de ação baseado em RNAi, que terá uma área de oportunidade de mais de 35 mil hectares.

Avanços nas características de proteção contra insetos reduzem a necessidade de aplicações foliares de inseticidas e aumentam a produtividade por hectare. A tecnologia ThryvOn da Bayer, usada para o controlo do lygus e do tripes no algodão, foi criada para um programa de desbravamento de solo nos Estados Unidos em 2021. Numa inovação biotecnológica, a tecnologia ThryvOn atenderá a uma necessidade importante do mercado de algodão e prevê-se que ajudará a melhor controlar e reduzir o uso de inseticidas. Esta é a primeira característica biotecnológica já introduzida para perfurar e sugar insetos e acrescentará um enorme valor para os agricultores, apoiando o crescimento saudável das plantas e ajudando a proteger o potencial de produção contra pragas que, até agora, não podiam ser geridas pelas biotecnologia.

Liderando o desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas avançadas

Uma das principais área de foco para o pipeline de I&D é fornecer aos agricultores flexibilidade no controlo de ervas daninhas, através de características de soja de última geração. No futuro, os agricultores podem esperar escolher as opções de controlo de ervas daninhas que melhor se adaptam às suas operações, sabendo que as variedades que escolheram oferecem uma genética premium e a capacidade de tratar ervas daninhas.

De acordo com a Bayer, o desenvolvimento de três abordagens para o milho de baixa estatura ajudará a permitir o acesso ao mercado global. A fase 3 de desenvolvimento conta com duas abordagens: melhoria genética avançada e biotecnologia. O cruzamento avançado trabalha para realizar a introgressão dos traços de baixa estatura que ocorrem naturalmente no germoplasma de elite. 

«A Bayer está a colaborar com a BASF numa abordagem de biotecnologia para encurtar os entrenós, o que permite a aplicabilidade numa ampla gama de germoplasmas. Com a edição de genes, a Bayer está a desenvolver diversas abordagens para produzir o milho de baixa estatura, criando potencial para oportunidades em vários mercados. Aproveitando as três abordagens para o milho de baixa estatura, a Bayer prevê que o conceito do produto poderá ter aderência em aproximadamente 89 milhões de hectares no mundo nos próximos anos», aponta a gigante agroquímica.

O investimento contínuo em biotecnologia significa que as ferramentas de controlo de insetos da próxima geração no milho serão lançadas a curto prazo.

A quarta geração de proteção contra lepidópteros da Bayer continua a mostrar excelente eficácia para controlo acima do solo e recebeu aprovação total para cultivo no Brasil - um marco crítico para o lançamento comercial planeado em meados da década.

Milho de baixa estatura transformará a produção de milho

Espera-se que o milho de baixa estatura da Bayer transforme a produção de milho, permitindo um novo sistema de produção que permite o uso mais preciso da proteção da cultura, bem como o potencial de otimizar o uso de recursos essenciais, como nitrogénio, terra e água. O milho de baixa estatura melhora a estabilidade, incluindo melhor "snap green" e tolerância de alojamento do caule, para ajudar a reduzir a perda significativa da produção devido a condições ambientais desafiadoras e climas extremos, incluindo ventos fortes.

Otimizando uma vasta gama de germoplasma com tecnologias avançadas

Através de ferramentas de melhoria avançadas e da grande gama de germoplasma da Bayer, 430 novas variedades de milho, soja, algodão e vegetais foram implantadas. A tecnologia e as características empregadas no desenvolvimento destas variedades protegem o potencial de rendimento inerente da semente e ajudam a Bayer a melhorar continuamente a qualidade do seu portfólio de sementes.

Os esforços de melhoria da Bayer vão da seleção ao projeto das melhores sementes para os agricultores. Através da ciência de dados e de uma vasta biblioteca de germoplasma, a Bayer aprimora continuamente o desenvolvimento de produtos para atender às necessidades em constante mudança dos agricultores.

Avanço em novas abordagens no desenvolvimento de pequenas moléculas

A Bayer está a construir um histórico excecional de inovação bem-sucedida e fornecimento de novos ingredientes ativos através de investimentos no desenvolvimento de pequenas moléculas. Os avanços feitos na descoberta de pequenas moléculas traduzem-se numa duplicação do número de candidatos na fase de descoberta, com uma probabilidade maior de sucesso regulatório. Para 2020, a Bayer avançou 8 novos ativos de proteção de cultivos, com cerca de 10 ingredientes ativos no pipeline atual, que baseados no histórico da empresa de entrega de novos ingredientes ativos ao mercado.

O novo modo de ação de herbicida da Bayer para controlo de ervas daninhas pós-emergência avançou para a Fase 3. Esta molécula tem o potencial de desbloquear uma maior flexibilidade de controlo de ervas daninhas, pois permite o uso em vários segmentos de mercado, abre novas oportunidades para sistemas de características de tolerância a herbicidas em grandes produções e permite o uso contínuo de sistemas de plantio direto e de conservação, que melhoram as emissões de carbono e a saúde do solo.

Com competências essenciais em fermentação, formulação, testes de campo e suporte ao produtor, a Bayer também está a desenvolver ativamente novas opções biológicas para os agricultores, bem como sustentando a sua linha líder de produtos biológicos. Um exemplo é a mais recente adição à família de produtos Serenade, Serenade Soil Activ. O novo produto melhora a facilidade de uso para os agricultores, com taxas de uso mais baixas. A Bayer espera que este novo produto proporcione crescimento biológico em mercados em expansão, incluindo o lançamento nos EUA e na Austrália este ano, com usos globais mais amplos nos próximos anos.

Fonte: Bayer