Bayer: a nova aplicação BCS SowDition para smartphone

A BCS SowDition permite uma avaliação exata e padronizada da condição física das porcas em quatro passos simples, contribuindo para uma melhor saúde e maneio dos animais.

BAYER

A Bayer apresentou a BCS SowDition, uma nova aplicação para smartphone para ajudar os suinicultores a avaliar, de forma fácil e exata, a condição corporal de grupos de porcas. Os resultados são registados e podem ser analisados, permitindo aos produtores tomar melhores decisões e de forma mais atempada.

A avaliação da condição corporal (BCS) das porcas é um indicador da saúde, bem-estar e fertilidade que é utilizado e aceite globalmente.

Mas há muito tempo que os produtores enfrentam o desafio de avaliar grupos inteiros de forma objetiva e exata. Com a BCS SowDition, a subjetividade visual da avaliação da condição física é minimizada com um simples sistema de ajuste de linhas tendo por base uma fotografia/imagem do animal, permitindo uma avaliação padronizada e exata de cada porca.

«A avaliação da condição corporal é um aspeto importante de uma boa saúde e maneio de uma porca. Permite que os produtores garantam uma alimentação e nutrição adequadas. Uma avaliação objetiva de todo o grupo feita visualmente pode ser desafiante. A BCS SowDition é oportuna e acredito que possa ajudar os agricultores a tomar melhores decisões de maneio, num espaço de tempo mais curto e com menos esforço, contribuindo, assim, para a saúde suína e para a produtividade das explorações», afirmou Dr. KyungWon Lee, médico veterinário de suínos com uma Smart Pig Clinic na Coreia do Sul.

«Não existem dúvidas de que a avaliação da condição corporal é importante para a saúde e maneio dos animais, tal como para o sucesso de uma exploração. Ao avaliar a condição corporal de uma porca, existem dois extremos – gorda ou magra. O desafio é determinar os pontos intermédios, de forma objetiva, para atingir uma avaliação ideal do grupo. A BCS SowDition é uma ferramenta de fácil utilização. Proporciona uma boa orientação para avaliar e registar. Esta aplicação vai ajudar-me a gerir melhor os meus animais e a oferecer as condições adequadas para o seu desenvolvimento», acrescentou Dr. Luisa Álvarez, supervisora na FRISA Farms, PAF Group na Guatemala.

«Manter uma condição corporal ideal é uma parte vital de uma boa saúde, bem-estar e gestão dos animais. Através da BCS SowDition, otimizamos a tecnologia móvel para oferecer aos produtores uma ferramenta prática que lhes permita atingir facilmente uma avaliação exata da condição corporal das porcas e ajustar as práticas de maneio conforme for necessário. As decisões de maneio baseadas em mais informação, beneficiam a saúde e bem-estar dos animais, assim como a exploração», afirmou Octavio Orlovsky Eckhardt, Head of Species Marketing Swine na unidade de Animal Health da Bayer.

Saiba mais sobre a BCS SowDition neste vídeo e em http://go.bayer.com/sowdition.

Sobre a BCS SowDition

A aplicação para smartphone BCS SowDition da Bayer é uma novidade e uma forma simples de medir e registar objetivamente a condição corporal das porcas, ajudando os produtores e veterinários a garantir um maneio e tratamento ideais dos animais.

A avaliação da condição corporal (BCS) é um indicador importante da saúde, bem-estar e fertilidade das porcas. Os dados podem ser facilmente incorporados no software de gestão da exploração e partilhados com um veterinário para uma consulta. É possível transferir gratuitamente a BCS SowDition através da AppStore e GooglePlay em 17 idiomas. Mais informações em: http://go.bayer.com/sowdition.

Sobre a Avaliação da Condição Corporal

A avaliação visual da condição corporal dos animais é uma prática tradicional e abrangente em diferentes campos da pecuária, desde bovinos leiteiros a porcas reprodutoras.

A avaliação inclui uma série de avaliações visuais associadas à pressão do dedo ou da mão em áreas específicas do corpo (como a pélvis), para determinar as reservas de gordura nesses animais.

As porcas são classificadas de acordo com um intervalo de pontuações, tradicionalmente de 1 a 5, onde 1 é uma porca magra e 5 uma porca obesa. Manter uma condição física adequada é uma parte importante de um bom maneio das porcas, uma vez que está diretamente associado à sua saúde, bem-estar e desempenho.

A determinação visual das avaliações da condição corporal pode ser subjetiva e, assim, o valor e confiança dessa pontuação baseiam-se profundamente na experiência do suinicultor.

Para obter mais informações visite www.bayer.com.