FacebookRSS feed

Agrotec

Barcelos acolhe Seminário sobre Forragens Hidropónicas

Cada vez são mais os utilizadores e produtores de Forragem Verde Hidropónica para a alimentação animal, especialmente de ruminantes. No seguimento do crescente interesse por este inovador processo de cultivo, o auditório da Camâra Municipal de Barcelos irá acolher, no próximo dia 11 de março o “Seminário de Forragem Hidropónica”.

Um produto natural, com muito elevada palatabilidade e excelente qualidade, vem sendo utilizada de forma crescente na região do Minho quer como complemento de arraçoamentos por forma a aumentar a ingestão de matéria seca, com um alimento vivo, vitaminado e saudável, com impacto positivo na prevenção de acidose e laminites aumentando a autonomia da exploração em termos de alimentos.

De igual modo, nas regiões mais secas, e onde a produção de erva no Verão é quase nula, ou muito cara, pelos gastos com irrigação, a produção de forragem num espaço muito diminuto permite grandes economias de escala (energia, água, máquinas) e, em certa medida, reduzir enormemente a necessidade de terra para garantir uma satisfatória produção de gado.
A produção de forragem leva entre 6 e 10 dias, podendo, com tão pouco como 100 metros quadrados produzir mais de 3 toneladas de forragem por dia com a utilização de apenas uma fração de grãos de cereais.

A FVH é produzida em estufas altamente eficientes, permitindo a redução de custos com maquinaria, custos de armazenamento, de combustíveis, de produtos fitossanitários, corretivos e fertilizantes.

Produzida em ambiente controlado e com eficiência energética, transforma-se num “seguro alimentar”, com alimento de regular qualidade ao longo de todo o ano e facilmente controlável consoante as necessidades e efetivo animal a alimentar.

O evento, realizado no coração da principal bacia leiteira de Portugal Continental, Barcelos, visa permitir o encontro de produtores de bovinos, pequenos ruminantes e até equinos com outros produtores já com experiência na utilização nos seus animais assim como alguns dos mais destacados fornecedores de soluções tecnológicas e equipamentos.

Programa:

14h:00- Abertura Presidente Câmara de Barcelos, Bernardo Madeira (Contamais).

Moderador: Pedro Araújo (ESA – IPVC)

14h:30- Como se produz forragem verde hidropónica FVH – Eleusis

15h:15- Os animais e a FVH

15h:45-Economia da produção de FVH - Jorge Zambujo (Monte da Torre)

16H:30- Produção de FVH e a produção leiteira - Dra. Gabriela Pereira (a confirmar)

As inscrições devem ser realizadas através do seguinte link http://goo.gl/forms/bhKBY9qkMc

Informações através do Tel: 258488341 Email: dina.contamais@gmail.com