FacebookRSS feed

Agrotec

Balanço positivo do 2.º Dia Aberto +BDMIRA

Foi no passado dia 16 de setembro que em Azenha do Mar, S. Teotónio, decorreu o 2.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA 'Produção Competitiva e Sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional’, sob o tema ‘Como ser competitivo com a cultura da batata-doce’, em que participaram técnicos, produtores e estudantes.

+BDMIRA

Para além do INIAV, participam neste projeto a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA/IPS), a Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA), a Gemüsering Portugal Produção Hortícola e a Atlantic Sun Farms, anfitriã do evento.

O Dia Aberto foi organizado em circuito, percorrendo os participantes 5 ilhas temáticas, sobre: qualidade e tipos de plantas de viveiro; gestão da fertilização e da rega; controlo de pragas e doenças e gestão de infestantes; qualidade das raízes à colheita e na conservação; parcela de demonstração - a experiência dos produtores.

Em cada uma das ilhas temáticas os participantes assistiram a uma pequena explicação sobre o tema e promoveu-se a discussão com respostas às perguntas formuladas. Foram distribuídos 16 novos Boletins Técnicos sobre boas práticas na cultura da batata-doce e outros temas, para além de mais 10 publicados anteriormente. Todos estes boletins podem ser consultados e descarregados.

Foram várias as manifestações de agrado por parte dos participantes e para o grupo do projeto foi a confirmação que o trabalho desenvolvido está a ser útil a toda a fileira da batata-doce.