FacebookRSS feed

Agrotec

Azeite virgem ajuda a prevenir doenças do coração

azeitejpgA arritmia cardiovascular é considerada uma das doenças cardiovasculares crescentes no século XXI

O azeite virgen ajuda a prevenir a fibrilhação auricular, segundo afirma a revista Circulation, numero 1 mundial em cardiologia, num artigo coordenado pela Universidade de Navarra. A fibrilhação auricular é a principal arritmia e afetará uma em cada quadro pessoas ao longo da sua vida. Atualmente, destacou a Universidade de Navarra, não existem intervenções eficazes para a prevenção primária desta doença, considerada uma das doenças cardivasculares crescentes no século XXI e uma das principais causas de mortalidade.

O ensaio aleatório de prevenção primária PREDIMED (PREvenção com DIeta MEDIterrânea), estudou o impacto que uma dieta mediterrânea suplementada com azeite virgem extra ou frutos secos teria na incidência de acidentes vasculares e enfarte de miocárdio em pessoas com risco elevado. Neste ensaio avaliou-se o efeito das mesmas dietas na incidência de fibrilhação auricular.

Durante uma média de 4,7 anos de acompanhamento, identificaram-se 246 novos casos da doença entre 6.705 participantes no estudo. A incidência desta patologia foi significativamente inferior nos participantes associados à dieta mediterrânea complementada com azeite virgem, em comparação com a dieta normal. Por outro lado, não se encontrou um efeito direto da dieta mediterrânea complementada com frutos secos.

Para Miguel Ángel Martínez-González, catedrático de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Navarra, “os efeitos anti-inflamatórios e anti-oxidantes do azeite virgem extra no contexto de uma dieta mediterrânea podem explicar este efeito, ainda que sejam necessários mais estudos de reproduzam estes resultados e explorem os mecanismos subjacentes”.

“Este estudo é o primeiro ensaio aleatório”, sublinhou o professor e máximo responsável do estudo, acrescentado que este “põe em evidência que recomendar uma dieta mediterrânea rica em azeite virgem extra pode ser uma estratégia adequada para a prevenção primária da fibrilhação auricular”.

Ler aqui.