FacebookRSS feed

Agrotec

Azeite Português entre os melhores do Mundo

Seis azeites portugueses foram considerados os melhores do mundo nas categorias “Frutado Maduro” e “Frutado Verde Ligeiro”, no âmbito Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, cujo patrocinador exclusivo é o Grupo Crédito Agrícola.

A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços conquistou a Medalha de Ouro, considerado pelo júri como o melhor dos melhores entre os “Frutados Maduros”, seguindo-se a Quinta do Vallado premiada com Prata e a Fio da Beira com Bronze.

Na categoria “Frutado Verde Ligeiro”, o pódio foi também totalmente ocupado por azeites portugueses. A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços conquistou aqui mais uma Medalha de Ouro, seguindo-se Prata para a Elosua Portugal e Bronze para a Elaia Lagar.

Fora do pódio, mas com a qualidade a ser distinguida pelo júri, receberam ainda menções honrosas a Casa Anadia (categoria Frutado Maduro); Sovena Portugal, Esporão Azeites e Lameira de Cima (Frutado Verde Ligeiro); João B.P. Paulo e a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços (categoria Frutado Verde Médio); e a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços (categoria Frutado Verde Intenso).

O 5º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, organizado pela Associação de Agricultores do Sul, em parceria com a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, é a única competição de âmbito internacional realizada no país e que é já considerada um dos mais prestigiados concursos do mundo.

Pela primeira vez, o Crédito Agrícola foi patrocinador exclusivo da iniciativa e pretendeu, deste modo, reforçar o seu posicionamento de apoio ao sector agrícola e mais concretamente à produção de azeite, uma área com elevado potencial no contexto da economia nacional. Para além da promoção da imagem desta área o CA revela assim o seu apoio às empresas e produtores para gerar novas oportunidades de negócio e dinamizar as comunidades onde desenvolvem o seu trabalho.