FacebookRSS feed

Agrotec

Azeite já se produz em 56 países dos cinco continentes

Uma informação realizada pela GEA Iberia revela que já se produz azeite em 56 países dos cinco continentes, o que supõe mais nove que os 47 países contabilizados no estudo anterior.

Segundo o coordenador e diretor deste estudo, o vice-presidente executivo do GEA e também investigador Juan Vilar, as razões do aumento de países que produzem azeite são muito diversas.

«A desintegração geopolítica de determinadas nações, as alterações climáticas ou a simples adaptação e expansão do cultivo de oliveiras a outras latitudes, são algumas», assegura o vice-presidente.

Entre os novos países produtores encontra-se El Salvador, Etiópia, Kuwait, Uzbequistão, Azerbaijão ou República da Macedónia, entre outros, informa Vilar.

O responsável explica que a incorporação de nove países ao grupo de produtores de azeite apenas aumenta as perspetivas de procura mediante constantes oportunidades de expansão do consumo por familiaridade.

Neste sentido, recorda que países como El Salvador ou Iémen já contam com dias concretos do ano destinados à celebração do dia da oliveira ou do azeite, uma data que reafirma as suas raízes culturais.

Da informação também se retira que o número total de hectares plantados ascende a 11.316.000, o que supõe um aumento de quase 15% durante os últimos 15 anos.

Por continentes, a maioria da superfície de olival encontra-se na Europa, 60%; seguida pela África, com 27%; Ásia, com 10%; América, com dois por cento e a Oceânia, com cerca de 29%, pela contribuição Australiana.

O estudo foi realizado a partir da base de dados do grupo GEA, atualizada por instituições localizadas em cada um dos países produtores de origem e complementado por dados procedentes de fontes como o Conselho Oleícola Internacional (COI) ou a própria Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Vilar Hernández aponta ainda que com todos estes dados pretende-se desenvolver um novo inventário mundial sobre os distintos países produtores de azeite, com a sua consequente extensão destinada ao referido cultivo.

Fonte: Agrodigital