FacebookRSS feed

Agrotec

AVIPE emite avisos agrícolas para os próximos meses

A Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE) emite avisos agrícolas para os próximos meses de junho a agosto, em que descrevem os diversos estados fenológicos da cultura da vinha assim como a influência das condições climatéricas dos próximos meses. 

agricultura

Segundo o IPMA, no seu boletim para os meses de junho, julho e agosto: “parece existir um decréscimo da anomalia mais evidente no sul do território”. Refere o boletim de avisos que, quer a precipitação quer a temperatura do ar, estejam em linha com as médias para a região e época do ano. As anomalias de 0,25ºC-1ºC são mais expectáveis no interior do país. No entanto, e recorrendo aos dados históricos da meteorologia, é expectável que haja um golpe de calor a meados de junho e outro em julho. Não existindo ainda uma estratégia com resultados válidos para o escaldão da vinha, é recomendável que, aquando dos avisos de temperaturas acima dos 38ºC com vento, haja uma dotação mais elevada de rega e aplicação de produtos com efeito osmótico ou proteção contra o escaldão.

O boletim alerta para a existência de condições ideais para o desenvolvimento das doenças míldio e oídio, mas também da praga traça-da-uva.

A AVIPE alerta também para a realização do cadastro da vinha na região de Setúbal. A partir do dia 1 de junho irão iniciar os trabalhos relativos à continua atualização do Cadastro de Vinhas da Região e até ao dia 17 de junho devem ser apresentados os documento necessários para a realização deste procedimento. A associação relembra que que o cadastro da vinha na CVRPS é indispensável à classificação da uva como IGP ou DOP.

Pode consultar o documento dos aviso na totalidade aqui.