FacebookRSS feed

Agrotec

AVIPE colabora na formação de Produção Agropecuária

A Associação de Viticultores do Concelho de Palmela - AVIPE - toma parte no processo de envolvimento na formação e na promoção de situações de aprendizagem que conduzem à co-construção do Perfil do Aluno de Produção Agropecuária.

Parceiro de grande referência nacional no setor da Agropecuária, a AVIPE demonstra dinamismo, exigência e inovação neste processo de formação em ambiente empresarial, em parceria com a Escola Técnica Profissional da Moita, que volta a apostar nas parcerias e num trabalho que tem vindo a desenvolver de consolidação e operacionalização do Referencial de Inovação Pedagógica para o Ensino Profissional.

Um dos grandes objetivos da parceria é a garantia do envolvimento direto das empresas e entidades empresariais no ensino e na formação profissional dos jovens. Neste caso, a ETPM e a AVIPE pretendem promover e potenciar a formação tecnológica em contexto de trabalho, de forma a que seja possível dar resposta às necessidades do mercado, valorizando ainda a profissão e carreira do Técnico de Produção Agropecuária. Ana Teresa Cavaco, licenciada em Engenharia Agronómica e Técnica da AVIPE há cerca de 16 anos, considera esta parceria como um sistema de aprendizagem mútua e um desafio bastante gratificante.“Vamos levar os alunos para o exterior mas também queremos trazer o exterior para a escola", refere a técnica.

A AVIPE foi constituída em 1984 por um grupo de viticultores da região, com o intuito de defender os interesses dos associados, visando o melhoramento da viticultura e em 1998, tornou-se uma associação reconhecida para a prática de Proteção Integrada da Vinha. Desde 1999 que tem um corpo técnico fixo que apoia a viticultura na região e, atualmente, conta com 300 associados.

Com impacto significativo na vitivinicultura da região, a AVIPE aposta também na formação profissional para fazer jus às exigências de segurança legais, tendo em vista a melhoria dos conhecimentos relacionados com a atividade vitícola, a gestão da vinha e a sustentabilidade ambiental, social e económica.

A promoção da investigação tem vindo a ser uma aposta da AVIPE, incluindo a instalação de ensaios e participação em projetos nacionais e internacionais e, consequentemente, protocolos com universidades e empresas de referência.

Uma parceria em crescimento que vai dar frutos à bagagem formativa dos jovens e benefícios evidentes às entidades que trabalham na formação destes alunos.