FacebookRSS feed

Agrotec

AVIDouro denuncia quebras no preço do vinho pago aos produtores

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDouro) denunciou hoje uma quebra no preço do vinho do Porto pago aos pequenos e médios produtores durienses, uma situação que “está a agravar” a crise instalada na região.

Berta Santos, dirigente da AVIDouro, afirmou à agência Lusa que os produtores começaram, por estes dias, a receber os pagamentos pelo vinho do Porto vendido às empresas na última vindima.

“Os que já receberam, falam numa baixa dos preços comparativamente a 2011″, salientou.

Feitas as contas, segundo a responsável, há casos em que estão a pagar, em termos de letras A e B, menos 25 a 30 euros por pipa. Nas letras mais baixas, a descida é muito mais elevada, rondando os 50 euros por pipa.

As vinhas no Douro são classificadas segundo uma escala qualitativa de A a F, sendo a A de maior qualidade.

Em 2011, em média, foram pagos entre 800 a 850 euros por pipa de vinho generoso, precisou Berta Santos.

“Lamentamos esta situação e não estamos de acordo com ela. Mais uma vez são os viticultores que levam com a factura”, salientou.

De acordo com a responsável, muitas empresas justificam esta quebra nos preços pagos aos produtores com o aumento do valor da aguardente, necessária para a produção de vinho do Porto.

O problema é que, conforme salientou a dirigente, enquanto há quebras nos rendimentos dos lavradores, “tudo o resto aumenta”, dificultando cada vez mais o trabalho na vinha, nomeadamente os “combustíveis, a electricidade, os adubos, os tratamentos da vinha ou a mão-de-obra”.

“É impossível o sector e uma região como esta continuaram a viver nesta situação”, sublinhou.

Os pequenos e médios produtores queixam-se de uma crise que se arrasta há mais de uma década e que se agrava de ano para ano.

Relativamente à última vindima, Berta Santos confessou que havia expectativas para um aumento do preço, até porque os dados divulgados davam conta de um aumento das vendas de generoso.

Segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre Janeiro e Novembro de 2012, verificou-se um aumento de um por cento nas vendas de vinho do Porto comparativamente com o ano anterior, o que se traduziu num volume de negócios de 323 milhões de euros.

“Não se justifica que estejam a ser pagos estes preços à produção. Os viticultores nesta situação não aguentam”, concluiu.

Na última vindima, a região transformou em vinho do Porto 96.500 pipas de mosto, o que representa um aumento de 11.500 pipas de benefício, comparativamente com o ano anterior.

Em dez anos, o benefício foi reduzido em 45%, de 145 mil pipas em 2001 para as 85 mil em 2011.

A redução entre 2010 e o ano passado atingiu as 25 mil pipas. Nesta década, o vinho do Porto perdeu 12 milhões de garrafas, correspondendo a uma perda de valor de 37 milhões de euros.

Aqui.