FacebookRSS feed

Agrotec

Avia-te online: Nova plataforma para apoiar os produtores portugueses

O projeto Avia-te online é definido como um portal na internet que agrega diversos produtores e que permite a venda dos seus produtos, tornando-se num canal alternativo de vendas e uma forma transição de muitos agricultores para os meios de comércio digitais. Conheça esta nova plataforma que lhe permite adquirir os seus produtos frescos e apoiar a produção local.

Avia-te online

Lançada no passado dia 1 de maio, a plataforma funciona como um marketplace que permite que os produtores coloquem os seus produtos à venda diretamente para o consumidor final, nesta fase de pandemia sanitária que está a indisponibilizar a continuidade de outras formas de venda de produtos. O objetivo dos fundadores é apoiar a produção nacional.

Segundo a entidade, o setor da Agricultura é dos que mais sofre, devido ao facto de trabalhar com produtos perecíveis. Muitas empresas de distribuição de cabazes (que fazem a intermediação entre agricultores e consumidores) deixaram de conseguir dar resposta aos pedidos e muitos agricultores, por falta de um canal alternativo, não tem como escoar o seus produtos, levando ao desperdício dos mesmos. E é neste contexto que surge o Avia-te online.

A responsabilidade de estabelecer os preços e assegurar as entregas ao consumidor fica a cargo dos produtores. Tratando-se de uma plataforma de abrangência nacional, neste momento o Avia-te online já conta com alguns produtores registados e outros interessados, nomeadamente na Região Norte e no Alentejo. Atualmente, o projeto está disponível via web e app (de momento, apenas para Android).

Criadores do Avia-te online

A ideia do Avia-te online surgiu numa conversa entre amigos, sendo que todos concordaram que seria essencial a criação de um canal alternativo, no contexto atual, para que os produtores agrícolas não quebrassem a atividade económica, possibilitando-lhe participar numa loja online para vender os seus produtos de uma forma mais simples e rápida, com a possibilidade de alcançar novos clientes e manter os atuais. 

À frente deste projeto estão Carlos Soares e o Bruno Matias, da SafeAlliance, e Diogo Massena e Samuel Francisco, da Techsolum. Dada a situação atua, ambas as empresas juntaram-se em prol do desenvolvimento desta plataforma: uma plataforma de logística que promove o comércio dos produtos de produtores que deixaram de poder comercializar os mesmos nos mercados tradicionais.