FacebookRSS feed

Agrotec

Aumento do preço dos alimentos preocupa Banco Mundial

preçosaliemntOs preços internacionais dos alimentos aumentaram 4% entre janeiro e abril de 2014, impulsionados, sobretudo, pelas crescentes preocupações a respeito do clima e procura de importações.

De acordo com a última edição de Alerta sobre preços dos alimentos, esta alta coloca um ponto final a uma tendência crescente observada desde agosto de 2012. Os preços internacionais do trigo e do milho registaram o maior aumento este trimestre, com uma subida de 18 e 12%, respetivamente.

Estes aumentos ocorreram apesar das constantes projecções de culturas recorde de cereais, de maiores existências em 2014 e as colheitas excecionais em 2013. O clima nos Estados Unidos da América (EUA), as condições mundiais provocadas pelo fenómeno “El Niño” e as consequências das tensões na Ucrânia são problemas que devem ser vigiados nos próximos meses.

«As preocupações sobre o clima, as incertezas políticas e a flutuações monetárias não existem no vácuo, como demonstra o aumento dos preços mundiais dos alimentos este trimestre», afirmou a vice-presidente da rede sobre redução da Pobreza e Gestão Económica do Grupo do Banco Mundial, Ana Revenga, acrescentando que nos próximos meses deve-se vigiar estes preços com cuidado, «assegurando-nos de que nenhum outro aumento exerça pressão adicional sobre os menos favorecidos em todo o mundo».

Os preços internos mantiveram-se, em geral, estáveis, entre janeiro e abril de 2014, mas observou-se flutuações típicas entre os países. Por exemplo, os mercados na Ucrânia, Etiópia; Sudão e Quirguistão registaram algumas das maiores subidas nos preços do trigo, enquanto diminuíram na Argentina e no Paquistão.

Por seu lado, a Ucrânia e a Rússia assinalaram os maiores aumentos de preços do milho, mas já em Moçambique estes sofreram uma notável descida. Para o arroz, os preços subiram em Mianmar e na Somália, mas caíram na Tailândia e no Camboja.

Segundo a informação, os preços dos alimentos negociados nos mercados internacionais permaneceram 2% mais baixos em abril de 2014, em comparação com o nível observado em abril de 2013, e apenas inferiores 16% ao máximo histórico registado em agosto de 2012.

O documento do Banco Mundial analisa ainda o papel que os preços e a escassez de alimentos podem ter nos distúrbios por falta dos mesmos, fundamentando porque o acompanhamento destes preços é importante, não apenas para a segurança alimentar e o bem-estar, mas também para a estabilidade política e os problemas de segurança.  O Grupo do Banco Mundial comprometeu-se ainda a impulsionar a agricultura e os investimentos relacionados com este setor.

Fonte: agrodigital (via Confagri).