FacebookRSS feed

Agrotec

Assunção Cristas «muito satisfeita» com apoio de Cavaco à agricultura

A ministra da Agricultura afirmou ter ficado «muito satisfeita» com a intervenção do Presidente da República, nas comemorações do 10 de Junho, qualificando a aposta na agricultura como essencial para o crescimento do país no “pós-troika”.

As declarações de Cavaco Silva «vão no sentido daquilo que os números nos dizem e que a realidade no terreno nos diz», afirmou Assunção Cristas, acrescentando que ouve nas suas deslocações «preocupações e dificuldades», mas também «muita gente animada, muita gente nova a chegar, muita inovação, os números das produções a aumentarem, as produtividades a melhorarem e as exportações a melhorarem».

Para a ministra «os números mostram que o sector está em crescimento e em contraciclo e isso foi possível porque houve uma grande reconversão no sector agrícola». Assunção Cristas adiantou que o que aconteceu no sector agrícola «também pode acontecer em outros sectores do nosso tecido económico».

O Presidente da República, na sua intervenção nas comemorações do 10 de Junho, em Elvas, destacou a necessidade de Portugal preparar o “pós-troika” elegendo a agricultura como o principal motor.

Apontando evolução da agricultura em Portugal como um bom exemplo da necessidade dos portugueses abandonarem «ideias feitas e preconceitos» e de ultrapassarem «a tendência para o derrotismo e para o pessimismo», o Presidente da República fez o paralelo entre a situação que existia há 30 anos na agricultura e a realidade dos dias de hoje.

«Há quem sustente que a adesão de Portugal às Comunidades implicou a destruição do mundo rural e a perda irreversível da nossa capacidade produtiva no sector primário. Este retrato é completamente desfasado da realidade», disse Cavaco Silva, que quando Portugal aderiu à então CEE estava a iniciar o seu mandato enquanto primeiro-ministro.

Fonte: Lusa (via Confagri)