FacebookRSS feed

Agrotec

Associação etikway aposta na apicultura e sustentabilidade trazendo milhares de novas abelhas para Oliveira de Azeméis

A Associação etikway, um projeto que visa a promoção da solidariedade humana e a proteção ambiental, vai instalar no próximo dia 1 de abril, a partir das 10h da manhã, duas novas colmeias em Avenal – Ul, Oliveira de Azeméis. Ao mesmo tempo será efetuada uma ação de formação em Apicultura para todos os presentes. 

A iniciativa é gratuita e convida à presença de todos os interessados. São milhares de novas abelhas que vão começar a viver, voar e polinizar a zona. Se as condições meteorológicas não forem as indicadas, o evento será alterado para dia 15 de abril à mesma hora, as abelhas gostam e precisam de sol, e só assim a mudança será feita com sucesso.

“Na Associação etikway estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, queremos ver as pessoas a viver a melhor vida possível. Sempre que se protege uma abelha, estamos a ajudar a salvar o mundo, porque estes insetos, como as abelhas, abelhões, borboletas e outros desempenham um papel crítico em ecossistemas saudáveis ​​e são essenciais para nossa produção de alimentos. Mais de três quartos das colheitas de alimentos no mundo dependem em parte da polinização.” refere Lucie Gomes, Fundadora da Associação etikway.

A Associação renovou recentemente duas casas e um apartamento em Oliveira de Azeméis que têm como objetivo dar um lar a mulheres e crianças refugiadas ou que estejam a viver situações de grande fragilidade. Estas mulheres e crianças, podem encontrar abrigo e segurança nas casas da etikway. Atualmente as estruturas estão todas ocupadas com famílias ucranianas que fugiram à guerra.

Os interessados ​​em contribuir para este projeto podem contactar a etikway através do seguinte email: etikway@gmail.com.

Uma colmeia abriga em média, cerca de 50 mil abelhas. A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Entre as plantas cultivadas, as abelhas são o grupo de polinizadores mais importante, pois visitam mais de 90% dos 107 principais cultivos agrícolas do mundo.