FacebookRSS feed

Agrotec

Associação de Pequenos Frutos lança observatório de preços

A AGIM (Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial) anunciou o lançamento de um observatório de cotações do mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa.
O Observatório de Preços e Mercados de Pequenos Frutos foi apresentado esta terça-feira no lançamento da Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga, e está inserido no projeto do "cluster" dos pequenos frutos.
«Vai consistir numa plataforma online, onde vamos ter as cotações de cinco frutos nos mercados de Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e Reino Unido, com atualização semanal», explicou José Manuel Silva, da AGIM.

De acordo com aquele técnico, a plataforma terá informações sobre os preços praticados relativos às produções de mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa, não apenas de venda no mercado de produção, mas também na distribuição e no consumo.
«A informação que recolhemos, relativa ao mercado de consumo, tem por base os preços ao consumidor nas principais cadeias de hipermercados. Em relação aos preços do mercado abastecedor e à produção essa informação baseia-se em dados institucionais dos diferentes países», esclareceu.

O acesso à plataforma será gratuito para os associados da AGIM, podendo também ser acedida por outros agentes mediante o registo e pagamento de uma anuidade.
«A grande vantagem é que vamos compilar e atualizar semanalmente informação que até agora estava dispersa, podendo servir como guia para a tomada de decisões», salientou José Manuel Silva.
Trata-se de um repositório de informação estatística de produção e cotações, que é um novo instrumento para dar resposta às necessidades dos intervenientes na fileira dos pequenos frutos, relativamente recente em Portugal.

«Havia a necessidade de coligir essa informação, que se encontrava muito dispersa, e penso que será um auxiliar importante para a tomada de decisões de todos os agentes que se encontram nesta fileira, sejam produtores, comercializadores ou consumidores», justificou aquele técnico da AGIM.

Fonte: Lusa (via Agronegocios.eu)