FacebookRSS feed

Agrotec

As plataformas Inventrip e Smartfarmer

Estes dois projetos digitais «constituem uma importante resposta nesta fase pós Covid-19», explica o secretário-geral da AMPV, Jose Arruda.

SmartFarmer

No caso da Inventrip, este surge como um contributo para ajudar os municípios a valorizarem a sua sinalização turística, atrair visitantes e retomar a atividade turística. É uma ferramenta muito interessante sobretudo para o enoturismo. Por outro lado, a SmartFarmer, na vertente sócio-económica, surge como uma ajuda direta aos pequenos e médios produtores.

SmartFarmer - Muito mais do que um portal de comércio eletrónico

A Smartfarmer é um negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares – por um lado, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online, por outro, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.

Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.

Inventrip - Uma nova forma de conhecer o território

A Inventrip, já com 50 destinos turísticos implementados em Espanha e oito municípios do Lago Alqueva, pretende alargar a sua tecnologia às restantes regiões vitivinícolas do País, neste que é o mercado turístico número 1# do mundo, o Turismo Ibérico.

A Inventrip é um Sistema de Informação e Sinalética Inteligente que visa criar uma rede estruturada de oferta enoturística dentro de 50 tipologias de turismo e fomentar sinergias entre os parceiros privados e as entidades públicas, nomeadamente os municípios.

«A plataforma SmartFarmer e a app Inventrip, vão interligar-se, permitindo que um turista possa comprar produtos locais antes, durante e após a sua visita aos territórios. Por sua vez, os clientes que comprem no smartfarmer podem planear uma visita turística às explorações agrícolas e vitivinícolas e património envolvente», explica João Fernandes, diretor executivo da Oikos e cofundador do smartfarmer.

O SmartFarmer conta atualmente com uma ampla rede de parceiros a nível nacional e o apoio do programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, com financiamento do POISE e da Fundação Calouste Gulbenkian.