FacebookRSS feed

Agrotec

Arroz colorido

Três novas variedades do cereal desenvolvidas com técnicas de melhoramento genético são lançadas para impulsionar agroindústria brasileira.

arroz

Com 1 milhão de toneladas produzidas anualmente, Santa Catarina é o segundo estado que mais produz arroz no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Os 8 mil agricultores responsáveis pelo plantio têm agora um incentivo a mais para aumentar essa produção: três novas variedades do cereal, lançadas recentemente por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Todas essas variedades foram desenvolvidas com técnicas de melhoramento genético.

Uma delas, chamada SCS118 Marques, é semelhante ao arroz branco polido. Como já é conhecido pelo consumidor, volta-se para o mercado tradicional (ver ‘Tipos de arroz’). “Os agricultores é que vão notar a diferença, sobretudo na produtividade do grão”, diz o engenheiro agrônomo Rubens Marschalek, que coordenou os trabalhos.

A novidade para o mercado está nos tipos especiais de arroz SCS119 Rubi (arroz vermelho) e SCS120 Ônix (arroz preto). A coloração diferenciada da película que reveste o grão integral é responsável pelo alto valor nutricional dos grãos. Ambos são ricos em antocianina e outros compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento e a degeneração celular em seres humanos. Essas variedades, segundo Marschalek, devem fazer parte de nichos específicos de mercado e se destinar sobretudo à dieta macrobiótica – baseada em cereais, frutas e legumes. Por isso, deverão ser consumidas de forma integral (não polidas).

Para ler aqui.