FacebookRSS feed

Agrotec

aQuacer lança questionário para traçar o perfil dos regantes do setor cerealífero

O estudo “O Uso da Água em Portugal” desenvolvido entre 2019 e 2020 pela Fundação Gulbenkian permitiu tirar algumas conclusões sobre o uso da água no setor agrícola (Gulbenkian água) e concluir sobre a necessidade de promoção de um uso mais eficiente deste recurso.

É neste contexto que surge o projeto aQuacer - Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais que tem, entre outros objetivos dirigidos à capacitação e transferência de conhecimento, traçar o perfil dos regantes do setor cerealífero.

Só um conhecimento mais profundo dos produtores quanto à adoção de novas tecnologias de rega e gestão de água permitirá uma transição eficiente para uma agricultura mais sustentável do ponto de vista hídrico.

Participe e ajude a traçar este perfil, respondendo ao seguinte questionário.

aQuacer

O projeto aQuacer – Eficiência do Uso da Água no Setor dos Cereais surge como resposta do setor cerealífero ao repto lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian para a necessidade de valorização da água no setor agroalimentar.

É uma iniciativa da ANPROMIS (milho), da ANPOC (cereais praganosos) e do COTARROZ (arroz) que, juntamente com o COTR e o IPMA, pretendem assim promover o uso eficiente da água nas culturas dos cereais através da organização de dez ações de demonstração específicas para cada tipo de cultura e adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo.

Em paralelo, estas entidades têm por objetivo traçar o perfil dos regantes do setor cerealífero. No final do projeto será organizada uma Conferência de balanço e apresentação das principais conclusões e linhas de atuação futuras.