APS: Custos com o temporal de Janeiro sobem para 83 milhões de euros
As indemnizações das seguradoras às vítimas do mau tempo que assolou o país em Janeiro já chegam aos 83 milhões de euros, revelou ontem o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Pedro Seixas Vale.
Num primeiro balanço, a APS tinha apontado para custos na ordem dos 23 milhões de euros, que foram revistos em Fevereiro para 45 milhões de euros e, agora, voltaram a subir para os referidos 83 milhões de euros.
No total, foram registados mais de 40 mil sinistros, concentrados, sobretudo, na Zona Oeste e na Zona Litoral Oeste do país.
As infraestruturas telefónicas e de energia, bem como as estruturas industriais e comerciais, foram as mais afectadas pelo mau tempo sentido um pouco por todo o país nos dias 18 e 19 de Janeiro.
Seixas Vale realçou a capacidade das seguradoras em rapidamente ressarcir os danos que estavam segurados e a importância que o sector tem na resolução rápida destas situações.
Como curiosidade, o responsável revelou que mais de metade dos 40 mil sinistros registados foram na área das empresas, o que não costuma suceder em casos de temporal e prova a violência da intempérie.
Fonte: Lusa (via Agroportal)