FacebookRSS feed

Agrotec

Aproveitar a mão-de-obra livre para a agricultura

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai entregar esta semana ao Executivo uma proposta para o aproveitamento temporário de uma parte da mão-de-obra que ficou sem ocupação na indústria e nos serviços devido à pandemia de Covid-19.

Agricultura

«Não vamos montar um esquema destes sem a concordância do Governo, porque estamos a falar de uma situação de saúde pública, mas temos uma mensagem que é: a agricultura não pára. E vemos algum potencial nessa ideia, mas precisamos de falar com três ministérios: Agricultura, Economia e Trabalho», afirmou Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP.

O representante dos agricultores portugueses admitiu o «potencial» de replicar em Portugal as experiências de França ou da Alemanha, onde foram criadas plataformas online para que desempregados ou trabalhadores com contratos suspensos se inscrevam para ir trabalhar nos campos.

É que, por um lado, aproxima-se um período de colheitas e, por outro, as explorações agrícolas duvidam que desta vez seja possível recorrer a mão-de-obra estrangeira, muito devido às restrições de circulação e de saúde que estão atualmente em vigor em vários países, incluindo Portugal.

FONTE: Jornal de Negócios