FacebookRSS feed

Agrotec

Aprovação do Projeto DigiFarm2all no âmbito do PRR - Agricultura 4.0

O projeto DigiFarm2all, viu o seu co-financiamento aprovado no âmbito de uma candidatura ao PRR- agenda da inovação, eixo estratégico “Inovação e Digitalização da Agricultura”, iniciativa “Agricultura 4.0”.

A identificação da necessidade de democratização da digitalização na agricultura à generalidade das explorações agrícolas do território, levou a que o SmartFarm Colab, juntamente com o INIAV e a CONFAGRI, tivessem a iniciativa de preparar esta candidatura, envolvendo posteriormente os parceiros considerados fundamentais para a sua execução.

Os pressupostos do projeto são a consideração de que as Cooperativas, bem como outras organizações de agricultores, são o veículo privilegiado para possibilitar a digitalização de todas as explorações agrícolas, pela confiança que os associados depositam nestas, pela partilha de custos com equipamento e apoio técnico que possibilitam e por permitirem que dentro da organização se identifiquem os agricultores que poderão adotar mais facilmente as novas tecnologias, permitindo que os restantes os sigam.

O consórcio que irá executar o projeto envolve cerca de 20 parceiros (entre membros e outros), incluindo além das 3 organizações já referidas, também Cooperativas agrícolas, uma associação de agricultores, um Centro de Competências, uma empresa tecnológica e empresas do setor agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja. As competências do consórcio permitem enfrentar o desafio da democratização da Agricultura 4.0, capacitação de técnicos e agricultores, maior acesso a tecnologias digitais e utilização das mesmas em prol de uma intensificação sustentável da agricultura.

Recorda-se que, a apresentação e contratualização deste Projeto decorreu em cerimónia na presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a Cimeira Nacional AgroInovação 2022 no passado mês de outubro. O consórcio do DigiFarm2all irá agora reunir-se para o arranque formal da execução do projeto no polo do INIAV em Dois Portos ainda durante o mês de novembro.