FacebookRSS feed

Agrotec

APROLEP celebra 10 anos

A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal organizou um almoço-debate em Vila Seca, Barcelos, no dia em que assinalou 10 anos de intensa atividade. Fundada em 4 de Março de 2010, a APROLEP nasceu com o objetivo de “lutar de forma consistente e organizada por um preço justo para o leite português”.

APROLEP

Após o almoço decorreu um debate com dois temas importantes: “O Futuro da PAC e a produção de Leite”, pelo Engenheiro Eduardo Diniz, diretor do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura.

Segundo a organização, "estamos numa fase crucial da negociação do orçamento comunitário e da definição das políticas para os próximos anos e é importante que os agricultores e produtores de leite sejam informados e escutados, de modo a participar nas decisões que vão condicionar a sua atividade. Os agricultores venceram o desafio de abastecer a Europa com segurança alimentar e podem também dar um contributo positivo para os atuais desafios, nomeadamente as alterações climáticas, através da redução de emissões de metano e sequestro de carbono no, através do aumento progressivo da matéria orgânica e do desenvolvimento da agricultura de precisão".

A água, fundamental para a agricultura, também foi abordada no âmbito das mais modernas técnicas e tecnologias de rega. Para abordar o tema “Economia de água na rega do milho”, esteve presente o Engenheiro Marco Malta, da Magos Irrrigation Systems.

Segundo Jorge Oliveira, Presidente da Associação, «é tempo de agradecer a todos os que ajudaram a APROLEP a nascer e crescer. Agradecer aos que estiveram connosco nas vacarias e na rua, à porta dos supermercados, da indústria e do poder político. Aos políticos que nos receberam e defenderam os nossos interesses. Agradecer aos voluntários que trabalharam e às empresas que patrocinam as nossas atividades. Não podemos parar. O preço do leite mantém-se abaixo da média comunitária e dos custos de produção. O leite é atacado como alimento, as vacas são atacadas por causa do ambiente e nós somos acusados de maltratar as vacas, tudo isto com base em informação distorcida».

Sob o slogan “Juntos somos mais fortes” os produtores de leite lutam “pelo futuro do leite português”, associados aos agricultores de toda a Europa, através do European Milk Board – Conselho Europeu do Leite.