FacebookRSS feed

Agrotec

Apoios ao investimento agrícola “estão garantidos”

O Ministro da Agricultura esclareceu que irão continuar a ser pagas as medidas agroambientais e a serem apoiados os projetos de investimento agrícola.

Capoulas Santos aproveitou para prestar alguns esclarecimentos aos agricultores sobre notícias que surgiram e que considerou sem fundamento, relacionadas com o IVA, as medidas agroambientais e os apoios aos projetos de investimento agrícola.
Acrescentou que, apesar de no ano passado ter sido ultrapassado em quase 300 milhões de euros o orçamento que estava previsto para os contratos com os agricultores para as medidas agroambientais, o seu pagamento é sagrado.

Capoulas Santos referiu ainda que o Governo vai também continuar a apoiar os projetos de investimentos agrícolas.
O ministro da Agricultura esclareceu que surgiram muitas candidaturas em 2015, que fizeram ultrapassar o valor disponível do orçamento para este ano, relacionado com estes apoios.
Garante que irão aprovar todas as candidaturas por ordem de antiguidade e aquelas que não tiverem meios para ser aprovadas este ano têm de ser transferidas para o orçamento seguinte.
Em relação ao IVA, diz que os agricultores podem estar tranquilos que o IVA para as máquinas agrícolas e para a prestação de serviços na agricultura se mantém na taxa de 6%, tal como está.

Fonte: Lusa (via Agroinfo).