FacebookRSS feed

Agrotec

Aplicações que contribuem para a eficácia das explorações agrícolas

Os telemóveis, tablets e computadores já são quase indispensáveis nas nossas vidas, devido às suas mais variadas funcionalidades e recursos.

agricultura

Todas as pessoas fazem uso destes equipamentos no seu dia-a-dia, sejam dos grandes centros urbanos ou de zonas mais remotas. Os objetos que facilitam a vida quotidiana, conseguem agora auxiliar também quem é agricultor.

A partir de uma plataforma digital, acessível em quaisquer dispositivos móveis, consegue-se agora ter acesso a interpretações da exploração agrícola a partir de cada tipo de cultura explorada. Desde informações georreferenciadas do clima, saber quando é o melhor momento da rega e fertilização, fazer o acompanhamento e alerta do risco de pragas e doenças, entre outros recursos, estes são alguns dos benefícios que a Wisecrop propõe atualmente ao mercado.

A monitorização contínua da propriedade e do cultivo pode ser feita com as aplicações que são desenvolvidas especificamente para o setor agrícola, respondendo às necessidades de cada tipo de cultura. Com alertas avançados e personalizados de acordo com a propriedade em questão, o objetivo é oferecer a maior precisão nos indicadores fornecidos e, assim, dar maior conforto e segurança aos agricultores, enquanto promove a rentabilidade máxima das suas produções.

Estas aplicações podem ser usadas separadamente ou integradas, de acordo com as necessidades e perfis da propriedade.

Para ter acesso às mesmas, basta aceder ao site da empresa (www.wisecrop.com) e tornar-se utilizador.

Depois disso, poderá selecionar as aplicações que são mais convenientes a cada cultura explorada, conforme o tipo de plantação, sejam frutas, hortícolas ou cereais. Poderá, ainda, monitorizar a propriedade com alta precisão com recurso a sensores.

O Wisecrop permite ligar estes dispositivos, sejam eles fornecidos pela empresa ou por outros fornecedores, dotando o agricultor de dados reais e precisos das condições climáticas, de solo ou da própria planta. Alguns programadores de rega podem, ainda, ser configurados para funcionar com o Wisecrop, permitindo que o agricultor altere os programas de rega remotamente.

Por fim, o utilizador pode contar com uma lista de serviços disponíveis que podem ser requisitados a qualquer momento. Entre eles encontram-se as análises ao solo, folha ou água por parte de laboratórios, o mapeamento aéreo através de drones ou a análise multiespectral fornecida por imagens de satélites.

O objetivo é claro: poupar tempo e dinheiro ao agricultor, enquanto lhe garante um aumento de produtividade e qualidade produzida. No entanto, é preciso ter em atenção que a inovação da Wisecrop não se centra apenas na tecnologia (Sistema Operativo da Agricultura) mas, também, na garantia de contributo para a sustentabilidade da exploração agrícola e de todo este setor, pensando no meio ambiente e no futuro da atividade agrícola.