FacebookRSS feed

Agrotec

APH celebra 40 anos com ciclo de conferências

No ano em que celebra o seu 40º aniversário, a Associação Portuguesa de Horticultura- APH convida quatro personalidades a refletir e debater o papel da Horticultura na Sociedade. Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, inaugura o Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas”, a 3 de Maio, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, às 17:30.

O Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” visa debater o papel da Horticultura perante os desafios da globalização, a sua função vital na produção de alimentos, mas também como garante da humanização dos espaços urbanos, através de uso de plantas nos edifícios e nas cidades. Não menos relevante é a função social e terapêutica da Horticultura no apoio a diferentes camadas da população.

A título de exemplo sobre a relevância económica da Horticultura, estima-se que mercado global de frutas e hortaliças atinja em 2016 um valor de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 79% face a 2011(*), resultante da crescente procura de alimentos saudáveis, convenientes e acessíveis.

A Horticultura tem uma função vital na produção de alimentos, na medida em que as projeções demográficas indicam que até 2050 a população mundial atingirá os 9 mil milhões, cerca de 2 mil milhões a mais do que na atualidade. Para dar resposta a este desafio global, a produção de alimentos deve crescer em pelo menos 60%.

Portugal e os países da Lusofonia têm um papel importante a desempenhar neste contexto. Segundo Hélder Muteia, «a procura por produtos hortícolas vai aumentar grandemente e é uma oportunidade onde a Lusofonia deve ter uma palavra a dizer. Sou favorável à criação de uma plataforma comum de desenvolvimento da Horticultura no Espaço Lusófono. É importante que tenhamos a capacidade de a pôr em prática, porque existe espaço para criação de sinergias entre países com uma língua, uma História e uma alimentação comuns».

O Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” prossegue ao longo deste ano de comemoração dos 40 anos da APH. Em Junho, é convidado da APH o Arquiteto Manuel Aires Mateus; em Setembro, o chef Henrique Sá Pessoa e em Dezembro, Tim Smit, líder do projeto Eden, uma obra única de Arquitetura e Horticultura situada na Cornualha, Reino Unido, que inclui a maior estufa do mundo, abrigando plantas colhidas em todo o mundo.