FacebookRSS feed

Agrotec

ANPIFERT contesta agravamento do IVA sobre os fertilizantes

A Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes (ANPIFERT) contesta a proposta do PAN, Partido Pessoas-Animais-Natureza, de aumentar a taxa de IVA de 6% para 13% dos adubos sintetizados e fertilizantes não-orgânicos* e que foi apresentada como contrapartida para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021.

Fertilizantes

Esta medida terá um impacto direto e negativo nos pequenos agricultores, que são dezenas de milhares, e que representam grande parte do tecido agrícola nacional.

Para a ANPIFERT, esta proposta penaliza de forma injusta e injustificada a atividade de muitos agricultores, que não podem deduzir o IVA. Tendo em conta que um grande número de agricultores tem um volume de faturação reduzido e irá ter verbas retidas, esta subida do IVA irá agravar a situação de um setor que tem sido crucial para a manutenção de postos de trabalho e crescimento económico em tempos de pandemia.

Por outro lado, a nova medida irá aumentar ainda a pressão em especial dos distribuidores e agricultores, que terão de dispor de maior liquidez para saldar as dívidas aos seus fornecedores. A consequência desta proposta do PAN, se aprovada, será um maior recurso ao crédito que atualmente é já muito escasso e com elevadas restrições.