FacebookRSS feed

Agrotec

Andaluzia é a Região Convidada na Fruit Attraction 2023

A Andaluzia participará, de 3 a 5 de outubro, como Região Convidada no 15º Aniversário da Fruit Attraction, com o objetivo de impulsionar o setor agroalimentar regional através da promoção dos produtos, dos seus métodos de produção e da sua identificação no mercado.

A Junta da Andaluzia, através do Ministério Regional de Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural, participa na feira para promover o posicionamento da Andaluzia como líder mundial no setor das frutas e legumes. Com este especial protagonismo andaluz, o Governo Regional consolidará o seu apoio aos produtores na feira, onde serão expostos produtos alimentares cultivados sob os mais elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e inovação.

O Ministério Regional afirma que "voltamos a participar na Fruit Attraction para apoiar o trabalho do setor hortofrutícola, tão importante na Andaluzia, que, apesar das dificuldades causadas pelos elevados custos de produção e pela escassez de recursos hídricos, continua a trabalhar para abastecer os mercados com produtos de excelente qualidade e sabor único".

Nos anos em que a feira tem sido realizada, o Ministério Regional da Agricultura de Andaluzia aumentou a sua participação institucional de 40 empresas e organizações expositoras em 2009 para mais de 170 empresas na edição de 2022. "A Fruit Attraction é uma ferramenta comercial de referência para a comercialização à escala mundial. A Andaluzia acredita no seu setor hortofrutícola e está consciente do seu potencial internacional. O Ministério Regional da Agricultura orgulha-se de participar mais uma vez este ano nesta feira, que é uma vitrine tão importante para este sector-chave da economia andaluza, com números que em 2023 já ultrapassarão os do ano passado. Continuamos a trabalhar para dar ao empresariado o que ele merece nestes tempos: estabilidade e apoio institucional", acrescentou a instituição.

Com a sua participação como Região Convidada, a Andaluzia promoverá a Gusto del Sur, a sua grande marca de qualidade agroalimentar, para mostrar os seus produtos em todos os mercados sob o lema "Gusto del Sur. É qualidade. É Andaluzia". Na Fruit Attraction, apresentará também este selo, que identifica os produtos agro-alimentares de qualidade garantida e responde às novas exigências do sector e dos consumidores atuais. Além disso, aproveitará este evento em Madrid para conseguir que novos empresários adiram ao selo, o que traz consigo uma série de benefícios.

O setor hortofrutícola da Andaluzia é um setor estratégico para a economia da região e uma das melhores formas de promover a marca Andaluzia no exterior. Este pilar económico reflete-se, entre outras coisas, nos seus números de exportação, com 2.547 milhões de euros entre janeiro e março de 2023, provenientes da venda ao estrangeiro de 1,2 milhões de toneladas de produtos.

Isto representa um aumento de 5,4% em comparação com os mesmos meses de 2022, de acordo com dados do Ministério Regional da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural. Por províncias, Almeria destaca-se com vendas internacionais de frutas e legumes de quase 1.551 milhões de euros (826.500 toneladas) e Huelva com 138.000 toneladas avaliadas em 499,5 milhões de euros.

A iniciativa de ter uma Região Convidada começou na última edição da Fruit Attraction e será mantida nas edições seguintes, com o objetivo de reforçar a visibilidade das diferentes comunidades autónomas e, sobretudo, de mostrar a diversidade da produção espanhola.

Organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, a Fruit Attraction celebra este ano a sua 15ª edição, de 3 a 5 de outubro, com uma participação esperada de mais de 1800 empresas de 55 países, mais de 58.000 m2 de oferta de produtos hortofrutícolas e uma assistência esperada de 90.000 profissionais de 130 países.