FacebookRSS feed

Agrotec

Alterações físico-químicas no solo após controlo de infestantes com aves

Texto: Paulo Pereira1; Daniela Santos2, 3; Filomena Miguens2, 3; Carolina Duarte2; Goreti Botelho2, 3; Pedro Mendes-Moreira2, 3

1 Sementes Vivas, Idanha-a-Nova

2 Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior Agrária de Coimbra

3 Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), Bencanta, Coimbra

A qualidade do solo é a sua capacidade para desempenhar as funções essenciais nos ecossistemas terrestres, desde a produtividade biológica à qualidade do ambiente e da sanidade vegetal. É referida como a “saúde do solo”, sendo avaliada pela interpretação de indicadores físicos, químicos e biológicos. O presente trabalho teve como objetivo comparar os métodos comumente usados em Agricultura Biológica para controlo de infestantes, com o método alternativo de controlo com aves nas culturas da vinha e do milho, monitorizando-se as alterações físico-químicas no solo.

Na cultura da vinha (Vitis vinifera L.) foram usadas galinhas, enquanto na cultura do milho (Zea mays L.) foram usados patos. Em ambas as culturas foram determinados, em três amostragens, os parâmetros pH, condutividade elétrica, matéria orgânica do solo, fósforo e potássio extraíveis, cálcio, magnésio e, no caso da cultura do milho, também a densidade aparente.

Os resultados obtidos indicaram que de entre os tratamentos realizados, o controlo de infestantes com galinhas na vinha foi o tratamento que revelou maiores benefícios para o solo, muito especialmente pelo aumento de magnésio.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt