Ação: "Alterações climáticas, ambiente e produção de arroz - desafios e caminhos a explorar"
As alterações climáticas constituem um crescente e muito preocupante desafio para os produtores nacionais de arroz.
Ciente desta realidade, o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal - CNCACSA, em colaboração com o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz – COTArroz vai organizar no próximo dia 18 de setembro, pelas 09h30, na Casa Agrícola da Quinta da Foz (Benavente), uma ação subordinada ao tema “Alterações climáticas, ambiente e produção de arroz – desafios e caminhos a explorar”.
A Casa Agrícola da Quinta da Foz produz arroz em cerca de 435 hectares, na várzea de Benavente, sendo esta a sua principal atividade. A exploração apresenta excelentes condições naturais para a produção desta cultura, o que, em conjunto com a utilização da melhor tecnologia, tem permitido alcançar, de forma consistente, excelentes resultados.
No entanto, a Casa Agrícola da Quinta da Foz enfrenta hoje um conjunto de desafios, certamente comuns aos restantes produtores de arroz, muito marcados pela confluência de três dimensões: a produção de arroz em regime de monocultura há algumas dezenas de anos, uma agenda ambiental europeia muito exigente e um processo de alterações climáticas com impactos evidentes nas condições naturais de produção.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até dia 6 de setembro e estão limitadas à capacidade da sala (130 lugares). Inscreva-se aqui.