FacebookRSS feed

Agrotec

AJAP participa no Congresso da Juventude do Agronegócio que discute o futuro da agricultura

Educação e Agricultura do Futuro; Evolução Digital; A Era do empreendedorismo; Tendências de consumo e Compliance e Governança: são estes os temas do grande evento Yami- Youth Agribusiness Movement International 2020, que decorre de 26 a 29 de outubro, em formato online.

Congresso da Juventude do Agronegócio YAMI

Este congresso da juventude do agronegócio pretende discutir, sobretudo com os jovens, como será o mundo após a pandemia e como serão adaptados os sistemas atuais para o novo formato de produção e consumo.

Portugal estará representado pelo diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro, no dia 28 de outubro, sobre o tema: “Era do empreendedorismo e Tendências de Consumo.” Devido à Covid-19, o evento decorre inteiramente online, das 15h30 às 17h00 (Hora de Portugal Continental – das 18h30 às 20h00).

A decorrer na mesma semana, destaque para o quinto CNMA- Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, um evento em que se aborda a relevância  feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, integra o primeiro debate, ao lado de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ministra da Agricultura do Brasil, e de Graciela Fernandez, líder da Aliança das Cooperativas Internacionais na América.

Estas presenças pretendem dar um primeiro passo no sentido da integração agrolusófona, unindo os países e regiões do mundo de língua portuguesa.

De acordo com o Prof. Dr. José Luiz Tejon – coordenador de conteúdo do 5º CNMA E YAMI2020, o encontra das duas ministras marca «o início da uma integração cultural, social e económica sob o conceito de uma ‘agrolusofonia’, representando oportunidades e potenciais para desenvolvimento das nossas sociedades com educação, tecnologias, cooperativismo e acesso a mercados mundiais. O empreendedorismo será sagrado para a reinicialização económica do mundo a partir de 2021. Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste, as regiões de Goa e Macau, Brasil e Portugal – representam ativos robustos para crescermos juntos».

José Luiz Tejon, reconhecido nome ligado ao agronegócio deixou ainda uma mensagem para a AJAP: «A AJAP estará connosco no YAMI e muito nos honra contar com Firmino Cordeiro no painel “A era do empreendedorismo e tendências de consumo”. A voz da juventude será decisiva na construção de um mundo melhor, doravante. As novas gerações precisam fazer o que as anteriores ainda não conseguiram: consciência em todos os sentidos e governança digna de todas as cadeias produtivas do agronegócio no mundo – um legitimo health system (sistema de saúde). Seja muito bem-vinda AJAP – aqui a casa é vossa».