FacebookRSS feed

Agrotec

Água é essencial mesmo para animais a beber leite

Texto por: George Stilwell

Médico veterinário,Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa

Há uns tempos fui contactado por um produtor que, muito aflito, me dizia que tinha os vitelos a morrer com pneumonia fulminante. Descrevia os casos: dificuldade extrema em respirar - respiração ofegante e de boca aberta - temperatura rectal acima dos 41ºC e algumas mortes súbitas (quase sem sinais clínicos). Muitos outros vitelos apenas pareciam deprimidos e mantinham-se imóveis nos parques. Estávamos em julho, num verão especialmente cálido. Como este que atravessamos e que, provavelmente, se irá repetir com maior e maior frequência.

Encurtando a história. Não era pneumonia ou qualquer tipo de infecção, mas sim um surto de “golpe de calor” que resulta do facto dos animais não conseguirem manter a sua temperatura fisiológica (em vitelos será dos 39 aos 39,5ºC). Estes casos surgem especialmente em animais mantidos no exterior em dias de temperaturas elevadíssimas (acima dos 40ºC), sem acesso a sombra e com pouco ou nenhum acesso a água fria. A situação ainda será pior se a humidade relativa do ar também for elevada, pois a capacidade de o animal perder calor por transpiração/evaporação, é muito menor. Na fase terminal, o que acontece a um animal exposto a estas condições é uma falência multiorgânica. De uma forma prosaica pode-se dizer que o animal é cozido vivo.

Isto que aconteceu com estes vitelos mantidos num parque de engorda exterior, acontece muitas vezes em cães inadvertidamente fechados em carros em dias de calor e, infelizmente, também em crianças.

Vem este relato a propósito de duas coisas: estar, neste dia em que escrevo, mais de 41ºC na zona onde vivo e estar a ler um artigo publicado no Dairy Herd Management (enviado pelo Dr. José Caiado) sobre a importância da oferta de água suficiente a vitelos em momentos de temperaturas ambientais elevadas. Proponho assim, relembrar alguns factos e recomendar algumas boas práticas no maneio de vitelos, para que não ocorram acidentes como aquele que descrevi e que se possa garantir o maior bem-estar dos nossos animais. Garantir elevadíssimos graus de bem-estar é a nossa obrigação, sem a qual não nos deveria ser permitido manter animais.

Continue a ler este artigo publicado na edição n.º 44 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Práticas Agrícolas Sustentáveis".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt